18,6% dos brasileiros com algum tipo de deficiência possuem deficiência visual. A tipologia, tem a maior percentual entre todas as outras, mas as políticas públicas em prol dos cegos, assim como acontece com outras deficiências, ainda está se estruturando no país.
Em Maringá, a Associação das Pessoas com Deficiência Visual – ADEVIMAR – luta pela melhoria do atendimento à pessoa cega desde sua fundação em 1984. A renovação da diretoria da associação maringaense, acontece no Instituto Estadual de Educação nesta segunda-feira, 29, a partir das 17h30.
Sobre as eleições, a secretária afirma que se trata de um momento histórico, que pode ser um ponta-pé inicial para que com apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, seja criado um grupo de apoio para atuar em sala de atendimento multifuncional que poderá ser criada na sede da associação.
“Trata-se de um momento histórico para a cidade, já que, com a eleição, pretende-se que a entidade volte a ter um papel ativo no atendimento às pessoas com deficiência visual de Maringá e região, por meio da oferta de apoio psicológico, jurídico, cultural, esportivo, além de fomentar a empregabilidade das pessoas com deficiência visual e a socialização deste grupo social”, conclui a secretária municipal da Pessoa com Deficiência Maria Elizabeth Dumont Negrelli.
ELEIÇÕES DA ADEVIMAR
DIA: SEGUNDA-FEIRA, 29 DE JANEIRO
HORA – 17H30
LOCAL – INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MARINGÁ