ALEP: Audiência debate políticas para estudantes com altas habilidades

Iniciativa do CRIAI faz parte das ações do Dia Mundial da Infância - 21 de março.

A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Pessoa com Deficiência (CRIAI), presidida pelo deputado estadual Evandro Araújo (PSD), organizará no próximo dia 21 de março, Dia Mundial da Infância, uma audiência pública para debater a implantação de políticas públicas para crianças e adolescentes com altas habilidades ou superdotação no Paraná.

O objetivo da audiência é discutir e tirar encaminhamentos concretos para melhorar o projeto de Lei 564/2021, que trata sobre o tema, com foco na rede de ensino pública e privada do Paraná. O projeto já foi aprovado na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) e deve ir a plenário nas próximas semanas.

“Estima-se que entre 1% a 3% da população, seja nacional ou no Paraná, apresentem altas habilidades ou superdotação. Portanto estamos falando de uma população que pode estar entre 110 mil a 330 mil paranaenses. Essas pessoas, quando estão no ambiente escolar, precisam encontrar condições para desenvolverem suas capacidades, de acordo com áreas do seu interesse. Por isso o debate, para encontrarmos caminhos para que essas crianças e jovens tenham um atendimento adequado”, explica Araújo, que também é autor do projeto de Lei.

Apesar do foco na área educacional, a audiência pública contará com especialistas nacionais que trabalham o tema também na perspectiva médica, jurídica, familiar, da sociedade civil organizada, além de representantes governamentais.

“Os especialistas irão nos ajudar em diversos pontos de como trabalhar esse tema em políticas e ações concretas. Hoje, um estudante com essas capacidades, em geral, não encontra na escola um ambiente adequado para desenvolver suas habilidades. Pelo contrário, por não ser compreendido, muitas vezes não aceito, se isola, o que leva a questões muitos sérias como evasão escolar, bullying, depressão. Precisamos encarar esse debate”, completou o deputado.

A audiência é aberta ao público em geral e para estudantes das áreas envolvidas, pode contar como horas complementares.

 

Lista de especialistas confirmados:

▶ Denise Maria De Matos, Doutora em Educação e Especialista em Superdotação, na Secretaria de Educação Estadual – Departamento de Educação Especial (Seed/Dee), Coordenadora do Atendimento Educacional Especializado e Técnica Pedagógica na área de Altas Habilidades/Superdotação.

▶ Greice Cristiane Dos Santos Carraro, Pedagoga Especialista em Superdotação, da Identificação e Avaliação da Superdotação/Altas Habilidades. Coordenadora Pedagógica de Escola Estadual, e Psicopedagoga na Clínica Ágape.

▶ Silvia Altoé, Psicóloga, Mestrado em Superdotação da Identificação e Avaliação da Superdotação/Altas Habilidades.

▶ Fabrizia Angelica Bonatto Lonchiati, Advogada, Mestrado em Direito Educacional, trabalha no escritório de Advocacia Bonatto e Celloto e leciona na Unicesumar.

▶ Felipe Pinheiro De Figueiredo, Médico Psiquiatra, Doutorado em Saúde Mental e Professor Universitário. Médico Psiquiatra no Instituto de Psiquiatria e Psicoterapia Essentia e Professor Universitário no Curso de Medicina na Unicesumar.

▶ Cristina Maria Carvalho Delou, Psicóloga, Doutora em Educação, Especialista em Superdotação, Professora aposentada, foi criadora do Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação na Universidade Federal Fluminense e Coordenadora-Geral de Políticas, Regulação e Formação de Profissionais de Educação Especial do Ministério da Educação e atualmente Presidente do Conselho Brasileiro De Superdotação – Conbrasd.

▶Caroline Volpato, mãe de uma criança com identificação de Superdotação/Altas Habilidades

▶  Paula Sakaguti, mãe de um jovem com identificação de Superdotação/Altas Habilidades.

 

SERVIÇO:

Audiência Pública “Implantação de Políticas Públicas aos educandos com Altas habilidades ou Superdotação no Paraná”

Data: 21/03/2021

Horário: Às 9h

Local: Auditório Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná

Endereço: Praça Nossa Senhora de Salete, s/n, Centro Cívico, Curitiba/PR

Informações: 41 3350-4282