O biênio 2025/2026 na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) terá o deputado estadual Gilson de Souza (PL) como líder do bloco formado pelo Partido Liberal (PL) e pelo Republicanos (REP). Ele foi escolhido pelos colegas parlamentares para liderar o grupo, que conta com quatro deputados eleitos pelo PL e dois pelo REP. A Mesa Executiva da Alep foi oficialmente comunicada nesta terça-feira (11), por meio de ofício assinado pelos deputados.
Pelo PL, além de Gilson de Souza, integram o bloco os deputados Delegado Jacovós, Gilberto Ribeiro (vice-líder do PL) e Jairo Tamura. Pelo REP, fazem parte do colegiado a deputada Cantora Mara Lima e o deputado Alexandre Amaro, indicado como vice-líder do bloco.
“É uma honra ser escolhido para liderar o Bloco PL/REP aqui na Alep. Todos são parlamentares sérios e comprometidos com a boa política. Além disso, temos em comum pautas como a defesa da vida, dos valores da família, da liberdade e da Pátria. Estamos unidos para somar forças e trabalhar com firmeza na defesa das pautas conservadoras, do crescimento e do desenvolvimento do Paraná e do Brasil”, destacou o deputado Gilson.
De acordo com o Regimento Interno da Alep, o líder do bloco tem prerrogativas como: utilizar a palavra a qualquer momento da sessão para comunicações urgentes, exceto no período da Ordem do Dia, quando as intervenções devem se restringir à matéria em discussão e votação; e defender a linha política do bloco no período das comunicações de liderança, pessoalmente ou por meio dos vice-líderes.
O Regimento também estabelece que o líder pode: participar dos trabalhos de qualquer Comissão de que não seja membro, sem direito a voto, mas podendo encaminhar votação ou solicitar verificação desta; requerer a suspensão dos trabalhos por até quinze minutos para discussão de temas abordados em sessão plenária com os membros da bancada; e indicar à Mesa os integrantes do bloco para compor Comissões, podendo substituí-los a qualquer momento.
ASC/ALEP