“Fiz questão de vir a Maringá antes de minha posse como presidente da Assembleia Legislativa para dizer aos prefeitos que meu gabinete estará sempre de portas abertas para recebê-los independente de sua ideologia”, disse o deputado do PSD Alexandre Curi em entrevista a OFATOMARINGA.COM. O deputado toma posse dia 3 na direção da Alep onde permanecerá durante o biênio 2025/2026.
Curi fez uma visita relâmpago aos 30 prefeitos da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (AMUSEP) que nesta sexta-feira (31) realizaram a primeira reunião do ano. “Voltarei em breve para debater com vocês todas as idéias de projetos que vocês quiserem colocar na mesa, mas hoje fiz questão de passar por aqui para dizer que podem contar comigo”, comentou o deputado.
O presidente eleito disse ainda que é muito importante que os prefeitos elaborem projetos junto com suas equipes para que a burocracia e o acesso a recursos não esbarrem na burocracia. “O governador Ratinho Junior sempre diz que se uma prefeitura tem um projeto e o traz ao governo do estado, dificilmente ficará sem a obra porque o Paraná tem atualmente grande capacidade de investir e de fazer obras e nós na Assembleia estamos prontos para apoia-los”.
Entre as metas traçadas por Curi para sua gestão do Legislativo está a de devolver aos cofres públicos 50% do orçamento que a Assembleia tem direito. “A Assembleia devolve todos os anos cerca de 30% dos recursos para o Governo do Paraná, e esses recursos livres acabam sendo direcionados nos municípios; é bem por isso que em 2025 vamos aumentar o volume de devolução e chegaremos a meio bilhão em recursos ao Executivo justamente porque o governador tem um compromisso com os deputados de investir 100% da devolução nas cidades, concluiu Curi.