O Ministro da Saúde Alexandre Padilha chegou pontualmente às 13h na sede da secretaria municipal de Saúde de Maringá na avenida Prudente de Morais. Ele chegou acompanhado pelo prefeito Silvio Barros (PP), pelo deputado federal Ricardo Barros (PP), pelo secretário municipal de Saúde Antônio Carlos Nardi, pelo diretor da Itaipu Binacional Enio Verri (PT) e também por uma comitiva que incluia os deputados estadual Arilson Chiorato e federal Zeca Dirceu.
Após os discursos de praxe, Padilha visitou a recém inaugurada Sala de Vacinas e aplicou doses em quatro pessoas. O Ministro vacinou um idoso, uma gestante e também o secretário municipal Antônio Carlos Nardi e o prefeito Silvio Barros.
Padilha fez questão de enfatizar sua luta pessoa contra a desinformação e lembrou que na semana passada o Ministério mais uma vez teve que desmentir boatos espalhados por um líder religioso do Paraná que difundia falsidades sobre efeitos da vacina contra a gripe.
“É uma alegria participar da reabertura da Sala de Vacinas de Maringá que infelizmente ficou fechada por 5 anos. A gente precisa acreditar na ciência e a sociedade desta cidade abraça a campanha nacional de vacinação contra a gripe, porque vacina é gripe, é defesa da vida. Todo mundo sabe quanta gente foi salva neste país da paralisia infantil, e também sabemos como ela salvou o Brasil das epidemias de gripe, sarampo e da pandemia de Covid-19. Vamos distribuir 5 milhões de doses de vacina contra a gripe em todo o Paraná com foco nas crianças de 6 meses até 10 anos de idade, nas gestantes, nas puérperas, pessoal da Saúde, da Segurança Pública e também para idosos, além é claro nos grupos de pessoas com doenças crônicas”.
O Ministro também assinou o termo de autorização de entrega de cinco ambulâncias para a cidade de Maringá e anunciou que a Cidade Canção vai hospedar o projeto piloto que vai trabalhar para reduzir a fila de consultas, exames e cirurgias eletivas que atualmente tem 135 mil pessoas.
“Temos duas grandes obsessões no MS. Defender a vacinação, e fiquei chocado com o que uma liderança religiosa aqui do Paraná espalhando mentiras em relação a vacina da gripe; por isso faço questão de levar o Zé Gotinha em todos os lugares. Na semana passada estivemos em uma das grande igrejas da Assembleia de Deus explicando o quanto é importante confiar na vacina para reduzirmos os riscos de internações e óbitos. A outra obsessão é reduzir o tempo de espera para consultas, exames e cirurgias eletivas. Estão conversando muito com todas as estruturas públicas e privadas para que funcionem em três turnos para que a fila se reduza e os tempos de atendimento também”, concluiu o Ministro.
Na entrevista coletiva, o Ministro também falou sobre a importância de não baixar a guarda contra a dengue e lembrou que São Paulo é o estado com maior número de casos e a proximidade com o Paraná também é fator que preocupa. Padilha falou também que o cidadão pode ajudar a reduzir os focos de larvas somente cuidando do lixo intradomiciliar e mantendo limpo o próprio quintal.
O prefeito Silvio Barros disse que a presença do Ministro da Saúde em Maringá para lançar a campanha de vacinação contra a gripe é uma demonstração da vontade de sua administração de cumprir a promessa de campanha de melhorar a qualidade de atendimento e de reduzir os tempos de espera e consequentemente as filas para consultas especializadas, exames e cirúrgias eletivas.
“Reduzir as filas de especialidades é uma promessa nossa que vai se concretizar através desse plano piloto que o Ministério da Saúde realiza primeiro em Maringá. O Ministro Padilha confia na nossa administração, na nossa estrutura de Saúde, no secretário Nardi que é especialista e que já esteve no Ministério da Saúde. Temos certeza que Maringá vai ser um exemplo demonstrativo para todo o Brasil na luta para atender bem e com rapidez quem precisa de atenção médica“, argumentou Silvio.
O deputado federal Ricardo Barros também enfatizou que a parceria entre todas as forças políticas vão garantir a Maringá a instalação da fase de envase de vacinas e que está trabalhando na Comissão de Tecnologia e Inovação da Câmara Federal para aumentar a capacidade de transferência tecnologica através de parcerias. “O Ministro Padilha é um amigo nosso; com vários mandatos de deputado e agora na pasta da Saúde vem prestigiar Maringá trazendo recursos, ambulâncias para o Samu e vai trazer para nós com certeza, a nossa fábrica de vacinas”, disse Ricardo.