MARINGÁ
O boletim divulgado ontem, 13, às 12h, pela Secretária Estadual de Saúde mostra que apesar de não ter nenhum caso positivo da doença, houve um aumento no número de casos suspeitos. Agora a cidade canção está com 6 casos suspeitos e 2 descartados.
Veja o flash AO VIVO que O FATO fez atualizando os dados e divulgando as orientações do governo sobre os métodos de prevenção
Ontem, após a divulgação de casos positivos no estado, a Prefeitura de Maringá anunciou um plano de contingência para tentar reduzir os riscos de contágio. A redação de O FATO MARINGÁ transmitiu AO VIVO uma entrevista com o Secretário Municipal de Saúde, Jair Biatto que foi categórico: “O número de casos suspeitos devem aumentar, é provável que logo teremos casos positivos também por aqui mas nós estamos nos preparando para enfrentar possíveis emergências”, disse o secretário.
Veja a entrevista:
Funcionários municipais lotados na Secretaria de Saúde mas também agentes do setor privado, médicos, enfermeiros e Samu, estão participando de cursos sobre a identificação e tratamento da doença. Na segunda-feira, 16, à partir das 9h no auditório Hélio Moreira, anexo ao Paço Municipal, acontece uma nova etapa do curso que deve ser a última presencial. Jair Biatto anunciou na entrevista a O FATO que as atualizações e orientações para quem atua no setor da saúde serão feitas através de grupos de Whatsapp. A medida tem como objetivo, evitar aglomerações.
O FATO seguiu o treinamento que aconteceu na noite de quinta-feira no auditório Hélio Moreira: Veja a entrevista com a infectologista Ana Cristina Gurgel e o flash AO VIVO no momento do treinamento.
A Prefeitura também publicou ontem, 13, uma nota oficial informando sobre o cancelamento de atividades em centros esportivos da cidade para pessoas acima de 60 anos.
PARANÁ
Em relação aos dados efetivos sobre o Coronavírus em todo o Paraná, o novo boletim da Secretaria Estadual de Saúde fala de 112 casos investigados até agora. Desse total, 6 resultaram positivo, sendo que 5 são de Curitiba e 1 em Cianorte.
O número de casos suspeitos e que estão sob análise passou de 54 de ontem para 72. O total de casos descartados também aumentou para 34.
CASOS CONFIRMADOS Os casos confirmados pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen) são: pai e filha, de 54 anos e 25 anos, residentes em Curitiba, que passaram pela Espanha, Portugal, Holanda, Madri e Lisboa; pai e filho, de 43 e 15 anos, também de Curitiba, que estiveram na Itália; um homem de 58 anos, de Curitiba, que visitou a Itália, e uma mulher de Cianorte, de 47 anos, que esteve nos Emirados Árabes.