A primeira edição do “Maringá + Comunicação”, evento organizado pela Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Maringá quer ser uma abertura a mais em termos de oportunidade para debates sobre temas relacionados à administração da cidade, apresentação de ideias, projetos, estudos e também para responder a perguntas dos veículos de comunicação. OFATOMARINGA.COM transmitiu AO VIVO na WEB TV, a primeira edição que começou às 8h desta quinta-feira, 3.
A transmissão pode ser revista no vídeo abaixo
Na abertura do encontro com a imprensa, a Secretária de Comunicação – Denise Silva disse que as portas da SECOM estão sempre abertas para os profissionais de imprensa. “A maioria de vocês tem meu celular particular e sempre que for necessário podem me acionar que vamos buscar respostas a todas as perguntas e pedidos de informação sobre a atuação da administração”, disse a secretária.
Nesta primeira edição, não houve entrevista coletiva, mas o prefeito Silvio Barros também participou do encontro e disse que vai potenciar a comunicação da prefeitura porque o cidadão precisa receber informação completa para não entender errado os atos da administração. Silvio lamentou que notícias ruins ou negativas tenham ocupado tanto espaço nos noticiários dos vários setores da Comunicação Social, e completou dizendo que “notícia boa também é notícia”, invocando os profissionais a criticarem quando for necessário, mas de lembrarem-se de mostrar realizações que ajudam a transformar para melhor a vida da cidade. “Estamos abertos para responder a todos os questionamentos, e sabemos que o trabalho de vocês inclui cobrar do Poder Público”, argumentou o prefeito, que continuou; “as respostas que as vezes vamos dar imediatamente são justificativas, mas o cidadão não quer saber de justificativa; ele quer solução para o problema, e para resolver leva um pouco mais de tempo, mas nós vamos resolver com a ajuda da Comunicação”, concluiu o prefeito.
TURISMO E MAIS DINHEIRO NO BOLSO DO MARINGAENSE
PARA COMBATER POSSÍVEIS EFEITOS DA REFORMA FISCAL
Durante o encontro o prefeito falou também sobre os possíveis efeitos negativos da reforma tributária e as ações que a administração municipal vai ter que adotar para não sofrer com as mudanças que afetam diretamente o caixa. Silvio lembrou que uma das principais fontes de arrecadação autônomas do município, o ISS, após ser incorporado junto com outros impostos na criação do IVA, passará a primeiro entrar no caixa do Governo Federal para depois ser repassado aos municípios com grande possibilidade de perda de receita. O prefeito indicou duas fórmulas para combater os possíveis efeitos negativos. Para Barros, é preciso que o maringaense tenha mais dinheiro no bolso e, que o aumento da renda poder vir das incrementações e exploração do potencial turístico da cidade. Ele citou como exemplo o Parque do Ingá e anunciou que pretende inserir atividades que criem atrativos para que o local volte a ser alvo de turistas. Entre as possíveis propostas, está o retorno da Tirolesa, que Silvio defende estar em harmonia com o ambiente. A atração seria gerenciada por empresa especializada com contratação através de licitação pública, o que também representaria mais uma fonte de arrecadação para o município. Sobre o Bosque 2, Silvio disse que continuará fechado, mas que lá também se poderá criar passeios que incluem além da tirolesa, também em bicicletas áereas.
Com o slogan “Trabalhado por Você’, a prefeitura deve lançar nos próximos dias uma campanha prestando contas dos primeiros cem dias de atividades da administração.
“Os cem dias da adminstração será celebrado dia 13 de abril. Nesse dia teremos uma ampla programação que inclui a partir das 9h, visita à obra de reforma da avenida Morangueira, inauguração do Salão Comunitário do Jardim Alvorada e o “Maringá+Cidadania”, explicou o secretária Denise Silva.