A segunda-feira, 13, começou com muito movimento de carros e pessoas e também em frente às agências bancárias da zona norte de Maringá. Munidos de máscaras e álcool gel, nós da redação de O FATO MARINGÁ, fizemos um giro pelas principais agências do alto da avenida Mandacaru. Em frente ao Itaú a fila estava muito organizada e a maioria das pessoas respeitava a distância em relação às outras. Muita gente também estava usando máscaras. Na entrada da agência, um funcionários com luvas e máscara oferecia àlcool gel aos clientes que entravam em modo escalonado. Dentro da agência não havia aglomeração. Já ao lado do Itaú, na agência do Banco do Brasil, não havia fila do lado de fora, em compensação dentro da agência havia uma aglomeração de pessoas e as imagens transmitidas “ao vivo”, por Ligiane Ciola e José Carlos Leonel, mostram isso claramente.
Fora da agência da Caixa Econômica anexa ao shopping do bairro, havia uma enorme fila e a aglomeração inevitável.
A única lotérica da avenida Mandacaru, anexa ao shopping, ficou fechada. De acordo com o decreto da prefeitura que autoriza a reabertura das lotéricas da cidade, nesta segunda, 13, o atendimento deveria acontecer da 8 as 18h, exclusivamente para pessoas que tem direito a receber o auxilio emergencial do governo federal de R$600, e nascidas nos meses de janeiro, fevereiro e março.
Dentro da lotérica do Mandacaru havia apenas um funcionário com o qual tentamos conversar para saber por qual motivo não haviam aberto as portas e ele só nos respondeu que “abririam amanhã”, ou seja, na terça, 14. Veja na transmissão AO VIVO de O FATO, as imagens relativas às informações contidas acima e também as últimas notícias relativas à evolução do COVID-19 no Brasil, no Paraná e em Maringá.
LOTÉRICAS DO CENTRO ABRIRAM NORMALMENTE PARA PAGAMENTO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL
No centro da cidade o movimento era menor nas agências bancárias e tudo estava muito organizado nas filas e também no interior das agências. Das três lotéricas que visitamos, (Avenida Duque com Santos Dumont, Getúlio com Santos Dumont e Getúlio quase esquina com a Brasil) apenas a terceira não tinha um funcionário controlando a entrada das pessoas e oferecendo álcool em gel; mesmo assim as pessoas mantiveram a distância umas das outras e um cartaz informava que em cada caixa havia uma embalagem de álcool em gel à disposição do cliente.