Após convite da diretora Lucimeire Montini da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae) de Sarandi, o deputado federal Enio Verri (PT) visitou a entidade após visita à prefeitura do município. Na pauta, estavam diversos assuntos, como o retorno às aulas presenciais; demandas que surgiram na pandemia, necessidade de vacinas e cuidados especiais; e ampliação e reforma do atual prédio. A Apae de Sarandi, inclusive, já tem o projeto para realização das obras, mas carece de recursos para fazer os investimentos.
Frente aos pedidos, Enio Verri se comprometeu em atender às demandas e a ajudar no fortalecimento das ações da associação por meio da indicação de R$ 100 mil em recursos de emenda parlamentar. “Como estamos retomando presencialmente, precisamos muito dessa reforma para dar melhor qualidade nos atendimentos aos alunos”, explicou a diretora.
No encontro, também estiveram presentes o presidente do Sintracom, Pedro Cardoso dos Santos; a secretária de Assistência Social, Lúcia Volpato; a coordenadora da Divisão da Criança e do Adolescente de Sarandi, Elena Maria e a secretária de Estado e Voluntária, Genilda de Almeida.
Conheça a Apae
O município de Sarandi, antes de contar com uma escola especial, encaminhava os alunos para a Escola de Educação Infantil Diogo Zuliani, mas com o desenvolvimento do município, houve a necessidade de fundar uma unidade educacional, que atendesse a demanda local de alunos com deficiência intelectual de altas especificidades.
Assim, no dia 28 de janeiro de 1986, aconteceu o lançamento da pedra fundamental do prédio, situada na rua Guiapó, 05, no centro de Sarandi, onde funciona a Escola de Excepcionais Luiz Bifon. A obra foi edificada com recursos do município. Atualmente, a escola conta com a extensão (Unidade de Marcenaria) situada à rua Pedro Galindo Garcia, 179 – Centro.
Continue lendo mais sobre a história da Apae aqui.