A APP Sindicato anunciou na manhã deste domingo a decisão dos professores da rede estadual de ensino do Paraná de entrarem em greve a partir de 3 de junho. A assembleia realizada no sábado, 25, informa o sindicato, contou com a participação de mais de 4 mil educadores.
Em vídeo publicado no youtube, a presidente da APP, Walkiria Olegário Mazeto disse que a paralisação é contra o que ele classificou como “intenção do governador Ratinho Junior de acabar com a escola pública no estado”.
“Nós precisamos do engajamento nessa frente de luta de todos os professores e funcionários, independente do contrato. Nós precisamos do engajamento, nessa luta, de pais e mães e de toda a comunidade paranaense, pois é o direito de acesso a uma escola pública de qualidade que está sendo negado”.
A presidente se refere ao projeto “Parceiros da Escola” que cria a figura do gestor administrativo, que em prática serão empresas terceirizadas que se ocuparão das questões administrativas da unidade escolar, tais como acompanhamento direto de nutricionista e educadores adicionais, inclusive para contraturno, tendo em vista garantir atendimento ao estudante em sala de aula, principalmente em situações da ausência de professores, sê lê no projeto.
O projeto será enviado à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná nesta segunda-feira, 27.
A presidente da APP explica ainda “que a decisão foi tomada após intenso debate devido à falta de diálogo com o governo sobre pautas importantes para a categoria como pagamento da Data-Base, que nos últimos 12 meses e a dívida de mais 39% do Estado com os educadores e demais servidores; o projeto do governo de privatização de 200 escolas e o fim da terceirização do cargo de funcionários de escola”.