As 12 equipes que disputarão a Primeira Divisão do Campeonato Paranaense 2024 participaram nesta quinta-feira (09), de forma virtual, da reunião que definiu a forma de disputa da competição. Andraus, Athletico, Azuriz, Cascavel, Cianorte, Coritiba, Galo Maringá, Londrina, Maringá, Operário, PSTC e Sãojoseense participarão do torneio.
No arbitral ficou definido que a competição terá o seu início antecipado para o dia 17 de janeiro, para completar as 17 rodadas necessárias para a disputa, que terá a fórmula mantida. A previsão é de que a final aconteça no dia 07 de abril.
Diferente de 2023, não haverá limite de inscrições e os clubes poderão registrar até cinco jogadores não-profissionais.
FÓRMULA DE DISPUTA
A fórmula de disputa seguirá a mesma aplicada neste ano, com 12 times jogando entre si em turno único. Os oito primeiros colocados se classificam para a próxima fase, com partidas de ida e volta até a final. Os dois últimos colocados na primeira fase serão rebaixados para a Segunda Divisão do Paranaense.
CARTÕES ZERAM NAS SEMIFINAIS
Diferente de 2023, os cartões serão zerados após a primeira fase e após a fase semifinal. E, de acordo com os critérios da Confederação Brasileira de Futebol, as vagas para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2025 sairão do Estadual de 2024.
Clubes e Federação também conversaram sobre a forma de transmissão do campeonato, o que deve ser anunciado pela entidade em breve.
Representaram a Federação Paranaense de Futebol, o presidente Hélio Cury Filho, o secretário geral Robson Seerig, o gerente de competições Orlando Colaço, o supervisor do Departamento de Registros e Transferências Sálvio Ditzel, o presidente da Comissão de Arbitragem, Anderson Gonçalves, e o advogado da entidade, William Hosaka.