Estudo publicado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) mostra que, em abril, quase 60% dos salários não tiveram reposição da inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Ou seja, a maior parte dos salários sofreu perda real no valor.
No mês, 59,7% dos acordos coletivos não obtiveram reposição da inflação; 26,6% foram reajustados com percentual igual ao INPC; e outros 14% acima da inflação.
Já a categoria bancária tem a garantia de reajuste acima da inflação. Veja o que diz nosso Acordo Coletivo de Trabalho, assinado em 2020:
“CLÁUSULA 1ª – REAJUSTE SALARIAL:
Em 1º.09.2021, os salários praticados em 31.08.2021 serão reajustados pelo INPC/IBGE acumulado de setembro de 2020 a agosto de 2021, acrescido do aumento real de 0,5%, com as compensações previstas nesta Convenção.”
Portanto, enquanto a maioria das categorias lutará para não perder da inflação, teremos ganho real, além de mantermos todos os nossos direitos garantidos.
E vale lembrar que, em 2020, saímos vitoriosos, mesmo em um contexto extremamente difícil, com os bancos pressionando para cortar direitos e conquistas históricos, uma vez que estávamos em plena pandemia. ASC – Reginaldo Eloi de Souza
AGORA NA TV WEB – O FATO MARINGÁ
CLIQUE PARA ASSISTIR A TV WEB O FATO MARINGÁ
CLIQUE PARA ASSISTIR A TV WEB O FATO MARINGÁ