ARTIGO: BANCÁRIOS – “Enquanto outras categorias perdem para a inflação, temos reajuste já garantido neste ano”

Por Reginaldo Eloi de Souza da Assessoria de Imprensa do sindicato dos Bancários Maringá.

ARTIGO:  BANCÁRIOS - "Enquanto outras categorias perdem para a inflação, temos reajuste já garantido neste ano"
                
                     Por Reginaldo Eloi de Souza da Assessoria de Imprensa do sindicato dos Bancários Maringá.

Estudo publicado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) mostra que, em abril, quase 60% dos salários não tiveram reposição da inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Ou seja, a maior parte dos salários sofreu perda real no valor.

No mês, 59,7% dos acordos coletivos não obtiveram reposição da inflação; 26,6% foram reajustados com percentual igual ao INPC; e outros 14% acima da inflação.

Já a categoria bancária tem a garantia de reajuste acima da inflação. Veja o que diz nosso Acordo Coletivo de Trabalho, assinado em 2020:

“CLÁUSULA 1ª – REAJUSTE SALARIAL:

Em 1º.09.2021, os salários praticados em 31.08.2021 serão reajustados pelo INPC/IBGE acumulado de setembro de 2020 a agosto de 2021, acrescido do aumento real de 0,5%, com as compensações previstas nesta Convenção.”

Portanto, enquanto a maioria das categorias lutará para não perder da inflação, teremos ganho real, além de mantermos todos os nossos direitos garantidos.

E vale lembrar que, em 2020, saímos vitoriosos, mesmo em um contexto extremamente difícil, com os bancos pressionando para cortar direitos e conquistas históricos, uma vez que estávamos em plena pandemia. ASC – Reginaldo Eloi de Souza

AGORA NA TV WEB – O FATO MARINGÁ 

CLIQUE PARA ASSISTIR A   TV WEB O FATO MARINGÁ

CLIQUE PARA ASSISTIR A   TV WEB O FATO MARINGÁ