ARTIGO: Direita, Esquerda, Centro – Esquerda?

Por Tadeu Bento França ex- deputado federal constituinte

foto: Marquinhos de Oliveira\ CMM

Independentemente da imensa quantidade de partidos políticos existentes em nossa pátria, todos abrigam adeptos próximos ou distantes das três ideologias que, desde o século XIX marcaram intensamente a sociedade como um todo, passíveis de inclusão nas doutrinas capitalista, comunista e social- democrata.
Pela identificação dos “pais”, torna- se mais fácil a compreensão.
Adam Smith, escocês, pai do capitalismo.

Para cada rico,orbitam ao menos 500 pobres.De qualquer forma, a natureza é assim mesmo. Há quem nasce atleta e quem nasce aleijado. Na mesma família podem surgir o gênio e o mentalmente restrito.Desigualdades fazem parte do planeta.Ninguém é culpado por isso. A própria vida é que regula a si mesma. Não é papel do Estado interferir na economia. O mercado é que se autodetermina. O acesso ao trabalho é universal. Se há poucos ricos e muitos pobres é uma questão natural ditada pelo mercantilismo, cabendo aos banqueiros e afortunados os rumos da política.

Devem existir leis somente para impedir os abusos, mas é normal a classe capitalista viver dos lucros.
Que o Estado cobre impostos para prestar serviços ao povo, mas a livre concorrência é intocável.
Se a própria vida implica em disparidades, nada existe de anormal nas disparidades sociais.
Karl Marx, alemão.

A revolução é a única via de valorização da classe operária, pois é ela a locomotiva da história. Somente os trabalhadores podem levar avante a própria emancipação.De outra forma, eles ficarão limitados definitivamente ao exercício do voto.

O capitalismo explora o trabalhador assalariado. A maior parte do que ele deveria receber, fica mesmo para o capitalista,cuja riqueza é acumulada à custa da mais valia negada ao assalariado.
Marx preconizou o materialismo dialético, além da luta de classes. O revolucionário socialista amargou o desemprego e viveu pobre até o final dos dias dele.
Ferdinand Lassalle, Polônia.

A justiça social é um objetivo a ser alcançado pela distribuição de renda mais igualitária, mas dentro do sistema capitalista. Contrário à luta de classes, a sociedade socialista é um ideal a ser alcançado por meio de uma reforma legislativa humanizada.

A social democracia assimila e funde ao mesmo tempo características do socialismo e do capitalismo. Popularmente, é denominado Terceira Via. DEFENDE benefícios sociais universais, optando pelo atendimento público, gratuito e de boa qualidade.

O capitalismo selvagem, ao alegar que é preciso dispor do bolo para depois repartir, facilmente se perde na corrupção e na avareza em detrimento do irremediável empobrecimento da maioria faminta ou subnutrida. É imprescindível promover o bem-estar social, mesmo porque sem a ação do governo em regular o poderio da elite, nem mesmo os direitos trabalhistas serão respeitados. Somente o Estado é capaz de assumir proteção ao meio ambiente, a energia alternativa, o combate ao aquecimento global. Isenções fiscais a favor dos grandes afortunados é um atentado contra a justiça social.

A era Vargas é ilustrada, como sendo um exemplo da Terceira Via.
Leis justas, a exemplo da criação do SUS pela Constituição Cidadã é outra importante ilustração.
Partidos, a exemplo do PT, do PDT e do PSB têm por vertente a social democracia.

Tadeu França
professor universitário e ex-deputado federal constituinte.