ARTIGO: Palestinos e Israelenses – Sangue milenar derramado entre irmãos

Por: Tadeu Bento França - Professor Universitário e Deputado Federal Constituinte

foto - OFATOMARINGA.COM

Ismael foi o filho primogênito  de Abraão com a serva Agar, pois a esposa Sara  era considerada estéril e somente mais tarde é que ela engravidou de Isaac. Da Mesopotâmia,  Abraão deslocou- se para Canaã, mesmo porque conflitos familiares ensejaram a expulsão de Agar e Ismael rumo ao deserto. Ismael veio a tornar-se o patriarca dos palestinos que vieram a ocupar a Cisjordânia, Gaza e, depois da destruição de Jerusalém  pelo general romano Tito, no ano 70 DC, também a área de Canaã, onde viviam os israelenses, descendentes de
Isaac e, naturalmente do filho Jacó, que também usava o nome de Israel.
Por que os 12 filhos de Jacó passaram a viver no Egito ?
Porque José foi vendido como escravo pelos próprios irmãos a mercadores egípcios, mas dotado de grande sabedoria, tornou-se Ministro do faraó, perdoou os irmãos e os levou de Canaã para o Egito, mas que após a morte de José passaram a ser escravizados.
É quando entre os descendentes, surge Moisés em 1.300 AC  com o firme objetivo de retornar com o povo escravizado para a antiga Canaã que fora dos patriarcas Abraão, Isaac e Jacó.
O líder Moisés não alcançou a ” terra prometida”, mas a contemplou do alto do Monte Nebo na atual Jordânia, onde  veio a falecer.
O exército romano massacrou grande parte da população israelense, mas os sobreviventes espalharam-se pelo mundo, situação que ensejou a ocupação da terra pelos vizinhos palestinos.
Do ano 70 a 1948, persistiu a condição de sem-pátria pelos israelenses, hebreus ou judeus.
Hábeis economistas que se tornaram, durante a segunda guerra mundial, eles financiaram grande parte das tropas aliadas e lideradas pelos Estados Unidos em troca da devolução da terra de Canaã onde viviam os 8antepassados até o ano 70 DC.
Ao final da guerra os aliados, principalmente  os EUA e a Inglaterra expulsaram à força  os palestinos que em Canaã viviam desde o ano 70 DC para Gaza e a Cisjordânia e significativa parte dos judeus até então sem-pátria criaram o atual Estado de Israel em 1948. Daí, as guerras, o sangue derramado ou a violência sem fim.
Palestinos querem ser uma nação autônoma. Netaniahu não aceita a soberania deles. Enquanto isso, a ONU e demais grandes potências do planeta sabem que, sem dois Estados Independentes: Palestina e Israel, o sangue milenar de filhos do mesmo pai, Abraão, prosseguirá  sendo derramado no Oriente Médio.