A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, abriu nesta terça-feira, 22 de junho, as propostas do chamamento público “Programa de Incentivo ao Esporte Amador de Maringá”. Por meio do edital serão selecionadas as associações e organizações da sociedade civil para atuar com o município na promoção e desenvolvimento do esporte de formação e alto rendimento na cidade.
O vereador Mário Verri sustenta que as associações esportivas são essenciais para o desenvolvimento do esporte amador da cidade e também para a população. “Maringá tem obtido resultados importantes para o esporte através das associações. Alguns atletas de Maringá que participarão das Olímpiadas do Japão começaram suas carreiras nas associações maringaenses, com o bolsa atleta que ajudou a subsidiar os custos e manter os atletas concentrados na melhoria de suas performances”. Outro aspecto que Verri frisa, é o esporte para todos que as associações e a prefeitura leva para a população nos Centros Esportivos. “Esse é o diferencial de Maringá. Temos espaço para tudo acontecer; são os centros esportivos, as unidades do Meu Campinho e enfim a nossa Vila Olímpica”, exaltou o vereador.
O Programa pretende oferecer às crianças, adolescentes e adultos das diversas regiões de Maringá, opções de esporte e lazer. “Queremos preencher o tempo livre desses beneficiados de forma prazerosa e ao mesmo tempo construtiva”, frisa o secretário Robson Xavier.

foto: Aldemir de Moraes
O objetivo é desenvolver atividades lúdicas e sociais, bem como preparar equipes de rendimento esportivo para representar Maringá em atividades esportivas como os jogos oficiais do Paraná.
As modalidades beneficiadas pelo programa são Atletismo, Badminton e Parabadminton, Basquetebol, Beisebol, Capoeira, Ciclismo, Futebol Americano, Futebol, Futsal, Ginástica Rítmica I e II, Handebol, Hockey, Judô, Karatê, Kung-Fu, Natação e Natação Paralímpica, Rugby, Softbol, Taekwondo, Tênis de Mesa, Tiro com arco, Vôlei de praia, Voleibol, Xadrez, Atletas com Deficiência Intelectual e Síndrome de Down, Atletismo paralímpico, Basquetebol CR e Handebol HCR (paralímpicos), Paralímpica Bocha e Ciclismo, Paralímpica Golf 7, Paralímpica Futebol de Amputados e Vôlei Sentado.