Uma dúzia de organizações não-governamentais (ONG) pretendem avançar judicialmente contra a decisão da União Europeia (UE) de rotular os investimentos de gás e nucleares como energias ecológicas.
Oito organizações afiliadas da Greenpeace, bem como ClientEarth, o Gabinete de Política Europeia, Transportes & Ambiente (T&E) do WWF, e BUND (Friends of the Earth Germany) são parte da ação judicial que será apresentada esta segunda-feira.
As ONG rgumentam que a inclusão do gás e do nuclear na taxonomia da UE – uma classificação usada pela UE para dar ao sector financeiro clareza sobre quais são as atividades económicas que podem ser consideradas sustentáveis – viola a própria regulamentação da taxonomia, bem como a Lei Climática Europeia e as obrigações do bloco comunitário ao abrigo do Acordo de Paris de 2015.
Numa declaração à euronews, um porta-voz da Comissão Europeia disse que o executivo responderá ao pedido de revisão “na devida altura”. Acrescentou que o regulamento da taxonomia habilita-os a estabelecer “critérios técnicos” para os quais as atividades contribuem para mitigar as alterações climáticas. Euro news