Dois atletas da Associação Maringaense de Handebol (AMH) foram convocados nesta semana para integrar a Seleção Brasileira Júnior de Handebol Masculino no Campeonato Sul-Centro Americano de Seleções 2022. Gabriel Josepetti e Mateus Frias jogam pela categoria sub 21. A competição acontecerá entre os dias 06 e 13 de novembro, em Buenos Aires, na Argentina. Mas antes, eles irão participar da fase de treinamentos em Itajaí, Santa Catarina (SC), de 02 a 05 de novembro.
Em 2022, outras quatro atletas da Associação Maringaense de Handebol também foram convocadas para compor a Seleção Brasileira Júnior de Handebol Feminino. Duas foram para o Mundial, na Eslovênia. E três para o Sul-Americano, na Argentina.
Gabriel Josepetti descobriu o talento para Handebol no colégio Objetivo, aos 14 anos. Foi tri-campeão da fase municipal; bi-campeão regional; bi-campeão macro-regional; duas vezes vice-campeão dos Jogos Escolares; campeão da Copa Unimed; campeão do Campeonato Paranaense do Desporto Escolar e 5° lugar no Campeonato de Desporto Escolar. Em relação às categorias disputadas, Josepetti foi campeão cadete sub 16; bi- campeão Paranaense sub 18; vice-campeão dos Jogos da Juventude e campeão Paranaense Júnior sub 21. Há dois anos, ele joga pelo time adulto e já foi campeão dos Jogos Abertos e vice-campeão Paranaense.
Mateus Frias também iniciou cedo no Handebol, aos seis anos, em um projeto social em Sarandi. Lá ele jogou pelas categorias de base até os 16 anos – quando conseguiu uma vaga no time de Maringá e uma bolsa de estudos, também no Objetivo. Pelo colégio, Frias conquistou os títulos de campeão da fase regional; campeão da fase macro-regional; campeão Paranaense de Desporto Escolar; vice-campeão da fase final e 5º Lugar no Brasileiro de Desporto Escolar.
Já pelo clube maringaense, o atleta foi bi-campeão Paranaense; campeão Paranaense Júnior; vice-campeão dos Jogos da Juventude e 5º Lugar no Brasileiro de Clubes. Atualmente, Mateus Frias integra a equipe masculina adulto de Maringá, que foi campeão dos Jogos Abertos e vice-campeã do Paranaense.
A direção da Associação Maringaense de Handebol está muito feliz, por ter tantos atletas no feminino e no masculino que subiram de base e mostraram qualidade para representar o município e até o Brasil nas competições estaduais, nacionais e internacionais. ASC