Atlético Mineiro e Botafogo do Rio decidem quem fica com a Libertadores neste sábado

Jogo, em Buenos Aires, deve ter presença maciça de público; atleticanos e botafoguenses estão otimistas

Disputa entre Atlético-MG e Botafogo mobiliza o mundo do futebol nesse sábado Creéditos: Vitor Silva / Botafogo

O campeão da Libertadores de 2024 será conhecido nesse sábado (30) e mais uma vez o título ficará com um time brasileiro. A partir das 17 horas, Atlético-MG e Botafogo vão disputar o último e decisivo jogo da competição no Monumental de Núñez, em Buenos Aires. Ambos fizeram campanhas brilhantes na Libertadores e chegaram à final com muitos méritos.

Atlético-MG x Botafogo é mais uma final de Libertadores entre dois times brasileiros. Já foi assim em 2005, com São Paulo e Athletico-PR; em 2006, (Internacional e São Paulo); em 2020, (Palmeiras e Santos); em 2021, (Palmeiras e Flamengo); e em 2022 (Flamengo x Athletico-PR).

O Atlético-MG foi campeão da edição de 2013, quando disputou o título com o Olímpia, do Paraguai. Naquela campanha, o Galo contava com Ronaldinho Gaúcho, Gilberto Silva, Diego Tardelli, Guilherme e Jô, entre outros grandes jogadores.

Desta vez, a equipe também é forte tecnicamente e tem no elenco nomes como os de Hulk, Gustavo Scarpa, Paulinho, Guilherme Arana e Everson, só para citar alguns.

Por outro lado, o Botafogo, que jamais havia chegado à decisão da Libertadores, despontou em 2024 como o time mais técnico e competitivo do futebol brasileiro.

O Alvinegro carioca tem no elenco três jogadores da Seleção Brasileira – Igor Jesus, Luiz Henrique e Alex Telles –, além de alguns que se destacam em outras seleções nacionais da América do Sul.

É o time mais consistente da temporada no Brasil e lidera o Brasileirão já na sua reta final.

Ao longo da Libertadores de 2024, o Atlético-MG disputou 12 partidas com oito vitórias, dois empates e duas derrotas. Marcou 21 gols e sofreu oito. O Botafogo jogou 16 vezes, pois começou na fase preliminar. Obteve sete vitórias e seis empates e perdeu três vezes. Fez 28 gols e levou 16 e tem o artilheiro da competição, Júnior Santos, com nove gols.

A expectativa de público da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para o jogo desse sábado no Monumental de Núñez é muito boa: entre 70 mil e 75 mil pessoas são aguardadas no estádio. Nos últimos dias, Buenos Aires viveu uma invasão de atleticanos e botafoguenses, todos otimistas e confiantes.