O Fato Maringá
No Result
View All Result
  • Home
  • WEBTV
  • MARINGÁ
  • GERAL
  • PARANÁ
  • NACIONAL
  • INTERNACIONAL
  • POLÍTICA
  • ESPORTES
  • CULTURA
  • ARTIGOS
  • OFATO.DOC
  • Home
  • WEBTV
  • MARINGÁ
  • GERAL
  • PARANÁ
  • NACIONAL
  • INTERNACIONAL
  • POLÍTICA
  • ESPORTES
  • CULTURA
  • ARTIGOS
  • OFATO.DOC
No Result
View All Result
O Fato Maringá
No Result
View All Result
Home POLÍTICA

Audiência reúne especialistas para fomentar o uso de Inteligência Artificial no combate a crimes no Paraná

Poder Público e representantes do setor detalharam iniciativas que ajudam a identificar criminosos, padrões de comportamento, controlar o cumprimento de medidas protetivas, entre outros.

Por O Fato Redação
11/06/2025
em POLÍTICA
Créditos: Valdir Amaral/Alep

Créditos: Valdir Amaral/Alep

Fomentar o uso da inteligência artificial para fortalecer a segurança patrimonial dos moradores do Paraná foi tema de uma audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (10), no Plenarinho da Assembleia Legislativa. No evento, empresários do setor apresentaram soluções que podem aprimorar o trabalho exercido pelo poder público. Representantes das secretarias de Segurança Pública do Paraná (Sesp/PR) e de Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) listaram iniciativas adotadas pela pasta na área.

“Temos falta de efetivo [na segurança pública] em vários estados, no Paraná não é diferente, mas quando trabalhamos com inteligência artificial reduzimos esse problema”, avaliou o deputado Alexandre Amaro (Republicanos), proponente da audiência pública. “Precisamos ter essas tecnologias de Inteligência Artificial e estar à frente no uso delas. O sistema precisa estar interligado”.

O secretário estadual Alex Canziani, titular da pasta de Inovação e Inteligência Artificial do Paraná, deu início ao debate destacando os esforços realizados pelo governo do Paraná para tratar do tema. Ele citou a alteração do nome da Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital – SEI para Secretaria de Estado da Inovação e Inteligência Artificial – SEIA, aprovada pela Alep no último mês de março.

Canziani apontou ainda a criação do Conselho Estadual de Inteligência Artificial (COIA), criado para orientar a implementação da legislação estadual atinente ao tema e cuja primeira reunião foi realizada no último mês de maio; e a realização de um programa de capacitação na área. “Há uma série de inovações que vamos trazer para o governo estadual e os municipais, que ajudarão a agilizar decisões”, anunciou.

Coronel da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e coordenador de Planejamento Estratégico e Grupos Vulneráveis da Sesp/PR, Dalton Gean Perovano afirmou que a inteligência artificial está contribuindo para a redução de casos de violência no Estado. Registros de crimes como homicídio e feminicídio, quando o assassinato ocorre em contexto de violência doméstica, sofreram queda. O último teve redução de 8,33% no primeiro quadrimestre deste ano, após ter registrado aumento de 34% em 2024.

Dentre as iniciativas que auxiliam a segurança pública, Perovano citou a adoção de câmeras de reconhecimento facial, a realização de boletins de ocorrência integrados e monitoração eletrônica simultânea, que consiste na instalação de tornozeleiras eletrônicas em agressores, o que permite às autoridades saberem, em tempo real, se ele se aproximou da vítima e descumpriu medidas protetivas. As medidas são realizadas no âmbito do programa “Mulher Segura”.

A aquisição em curso de novas câmeras de reconhecimento facial pela Sesp/PR foi destacada por Evandro Luiz Lustre, perito criminal que atua no Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), vinculado à pasta. A compra, que está em tratativas finais referentes à inserção da tecnologia de IA, é realizada em parceria com 120 municípios paranaenses.

Ele destacou que as ferramentas podem ajudar na identificação de placas de veículos, medida crucial especialmente em fronteiras. Lustre citou ainda o potencial dos equipamentos no flagrante de crimes como assaltos ao identificar comportamentos característicos de crimes, como o gesto de levantar as mãos.

Iniciativas

“É fundamental que a população paranaense esteja ciente tanto dos desafios como das oportunidades que a integração entre segurança Patrimonial e IA produzem”, afirmou Heros Holub Sandano, CEO da HGN Corretora de Seguros. Ele detalhou como a tecnologia poderia ter sido aliada em ocorrências reais registradas nos últimos meses na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

“Os algoritmos têm o potencial de auxiliar na análise de dados históricos de criminalidade. Por meio delas, os órgãos públicos podem identificar áreas de risco, definir estratégias de segurança e alocar recursos de maneiras eficientes”, afirmou. Sandano ponderou que há necessidade de uma regulação que garanta a privacidade do cidadão, garantindo equilíbrio entre segurança e liberdades individuais.

Os benefícios de um sistema integrado de câmeras na resolução de crimes foi tema da fala de Chen Gilad, CEO da Haganá Empresa de Segurança Patrimonial e Privada. Ele mostrou como uma ferramenta do tipo, utilizada em um bairro de São Paulo, ajudou a reconstituir os passos de um motorista que atropelou um idoso e não prestou socorro. O sistema reunia vídeos de 15 equipamentos de captação de imagens distribuídos pelos apartamentos da região. “É possível entender a complexidade que seria necessária caso tivéssemos que abordar cada condomínio individualmente para checar se imagens estavam disponíveis”, destacou.

“O principal desafio que temos é a quantidade de alarmes falsos”, ponderou Gilad. Se cada equipamento gerasse apenas um disparo falso por dia, denunciando erroneamente a presença de foragidos ou veículos roubados, por exemplo, seriam emitidas cerca de 7500 notificações equivocadas por dia, considerando a quantidade de equipamentos instalados na capital paulista. Para o CEO, é necessária uma integração maior entre o banco de dados do poder público e do setor privado.

Felipe Szpigel, vice-presidente da Positivo Tecnologia, apresentou uma série de produtos desenvolvidos pela empresa paranaense que integram a IA na construção de supercomputadores e câmeras de videomonitoramento. Ele detalhou uma linha de câmeras em desenvolvimento destinados ao uso em salas de aula, com algoritmos que identificam o engajamento dos estudantes, o uso de celular, cenários de brigas e uso de armas. “São algoritmos que estão em estado avançado”, detalhou.

A aplicação da IA em Israel, realizada há pelo menos 15 anos, foi detalhada por Miguel Nicolaevsky, CEO da Israel Agency. A tecnologia ajudou o país a reduzir casos de vandalismo em 60% por meio de iniciativas como o uso de câmeras que detectam comportamentos como a destruição de pontos de ônibus, a título de exemplo. A eficiência da resposta aos crimes aumentou 45%.

Nicolaevsky também destacou a importância da ferramenta ao poder público. “Quando tínhamos calçadas quebradas, levava cerca de três meses para consertarem. Agora a IA avisa a necessidade de conserto. A notificação chega aos administradores e eles marcam o reparo antes do público perceber o problema”, afirmou.

Ele apresentou ainda sistemas adotados em Israel que identificam falta de estoque em supermercados, ocorrência de roubos, aproximação de mísseis e comunicação instantânea, reconhecimento de moradores para liberar acesso em condomínios, entre outros. ASC/ALEP

Tags: alepassembleia legislativa do Paranáaudiência públicadeputadosinteligência artificialSegurança pública
CompartilharTweetEnviar

Notícias Relacionadas

FOTO: RAFAEL MACRI/PMM
MARINGÁ

Prefeitura propõe incorporação de agentes de trânsito à Secretaria de Segurança

Por O Fato Redação
15/07/2025

Em atendimento aos princípios da eficiência administrativa, da legalidade e do interesse público, a Prefeitura de Maringá encaminhará à Câmara...

Read more

Assembleia promove mais de 100 eventos no semestre e reforça diálogo com a sociedade

Cúpula da Inteligência Artificial para o Bem debate tecnologia na saúde

Debate sobre o futuro do Paraná reúne mais de 700 lideranças no Norte Pioneiro

Assembleia reforça presença no interior com edição especial em Jacarezinho

Assembleia aprova criação da Rota de Turismo da Mata Atlântica Caiçara

Requião Filho leva crítica à polarização política para evento internacional na Argentina

Número de roubos e furtos de celulares cai 45,6% no Paraná desde 2018

Cooperativas do Paraná são modelo para o mundo, afirma Curi

Outras notícias
Centro de Ação Cultural de Maringá realiza atividades para crianças de 6 a 12 anos durante as férias
                
                    De 20 a 31 de janeiro serão cinco oficinas, com 20 vagas cada. As inscrições gratuítas são feitas no local

CAC oferece 25 cursos gratuitos

foto: arquivo\PMM

Segunda 'Sala Vip' do Aeroporto é licitada por R$ 5 milhões em 60 meses

POMODORO COMUNICAÇÃO SOCIAL – LEONEL GROUP LTDA
Portal de Notícias e Web tv O FATO MARINGÁ
CNPJ 27.518.807/0001-77
Avenida Carlos Gomes, 146 – Sobreloja – Zona 5
CEP – 87.015-200 – Maringá – Paraná
Telefone (44) 9 9713 0030

Redação:

Editor Chefe: José Carlos Leonel – MTBE 0011979/PR
Ligiane Ciola: Jornalista Responsável – MTBE – 30014

No Result
View All Result
  • WEBTV
  • MARINGÁ
  • GERAL
  • PARANÁ
  • NACIONAL
  • INTERNACIONAL
  • POLÍTICA
  • ESPORTES
  • CULTURA
  • ARTIGOS
  • OFATO.DOC