A Universidade Estadual de Maringá deveria ter aberto seu ano letivo de 2025 no Campus Central nesta segunda-feira, 7, mas ontem (6) a instituição divulgou através Nota Oficial que o campus sede de Maringá estava sem energia elétrica e que os trabalhos para reestabelecer o fornecimento através de reparações na atual subestação de energia no campus continuavam. A mensagem oficial da UEM não trazia garantias que as aulas pudessem começar na terça, 8, como de FATO não vão começar, pelo menos nos períodos da manhã e da tarde. Hoje, Lucio Olivo Rosas, assessor especial do reitor gravou vídeo explicando que a energia foi desligada para manutenção em preparação da instalação da nova subestação que poderá reduzir riscos futuros de novas quedas de energia. O campus central de Maringá registrou algumas quedas de energia nos últimos anos.
“Alugamos um transformador e a empresa que o deve instalar nos informou que a previsão para o fim dos trabalhos é para meio-dia desta terça. Por precaução, decidimos alongar o prazo dos trabalhos até às 18h”, disse Rosas.
A UEM informa também que “o Hospital Universitário e os demais campi e extensões permanecem com as atividades normais. “
A nova medida provocou reações nas redes sociais. Alguns dos comentários mostravam preocupação com estudantes que precisam sair de suas casas às 17h porque moram fora e viajam em vans ou ônibus. Eles diziam temer chegarem à UEM e terem que voltar para trás. Os comentários podem ser lidos clicando neste link.
LEIA A NOTA DA UEM NA ÍNTEGRA:
“A Universidade Estadual de Maringá informa para a toda comunidade que a suspensão das atividades administrativas e acadêmicas, no campus sede, se estenderá até o dia 8 de abril, terça-feira, às 18h.
Esta decisão decorre da constatação das condições irreversíveis de recuperação do atual transformador de energia da substação, que apresentou defeito neste final de semana. Ao longo do dia, as equipes da DSM/DOP/PCU trabalharam arduamente na tentativa da recuperação que, sem sucesso, levou a Administração da UEM a tomar medidas para compra emergencial de um outro transformador com sua instalação agendada para o dia 08/04 às 9h.Durante o período de suspensão, a Administração seguirá monitorando atentamente a situação e avaliando as condições para o retorno seguro das atividades o mais rápido possível, com novas informações sendo comunicadas pelas redes sociais da UEM. Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos nesse período de reestruturação do sistema de fornecimento de energia na nossa universidade”.