Brad Pitt censura fraude e emite aviso após burla em seu nome recorrendo à IA

"É horrível que os burlões se aproveitem da forte ligação entre os fãs e as celebridades", lê-se no comunicado emitido pelos representantes de Brad Pitt, após o caso ter sido noticiado.

FOTO: REPRODUÇÃO EURO NEWS

Brad Pitt emitiu um comunicado depois de uma mulher francesa ter sido enganada em 830.000 euros por burlões que se fizeram passar pelo ator de Hollywood.

A mulher francesa, conhecida como Anne, revelou no programa de televisão francês Sept à Huit, na TF1, que tinha perdido a maior parte das poupanças para o que ela acreditava ser o pagamento do “tratamento do cancêr” do ator.

A designer de interiores, de 53 anos, foi enganada por um burlão que lhe enviava mensagens e fotografias de Brad Pitt geradas por Inteligência Artificial (IA). Depois de estabelecer uma “relação” com ela e de a pedir em casamento, foram enviadas fotografias geradas por IA que mostravam Brad Pitt no hospital, padecendo alegadamente de cancer nos rins. Ele precisaria de dinheiro para o tratamento, com a desculpa de que a ex-mulher, Angelina Jolie, teria congelado as suas contas bancárias.

Apesar de ter algumas dúvidas, Anne foi tranquilizada pelo “médico” da falsa estrela, que lhe enviou um e-mail explicando que Pitt estava atualmente a lutar contra a doença. Foi então que Anne transferiu cerca de 800.000 euros para uma conta na Turquia.

 

Ela explicou: “Custou-me fazê-lo, mas pensei que podia estar a salvar a vida de um homem.”
Algumas das fotografias geradas com recurso à IA enviadas a Anne.TF1 / X

 

Foi só no verão de 2024 que Anne se apercebeu de que a pessoa por detrás da conta não era Pitt, depois de ter visto na Internet fotografias da estrela de cinema com a nova namorada, Inês de Ramon.

“Pergunto-me porque é que me escolheram para levar a cabo algo assim”, disse à TF1. “Nunca fiz mal a ninguém. Estas pessoas merecem o inferno.”

Agora, os representantes de Pitt responderam à situação, que se tornou viral em França e motivou um vergonhoso cyberbullying.

“É horrível que os burlões se aproveitem da forte ligação dos fãs com as celebridades”, afirmou um porta-voz de Pitt. “Este é um lembrete importante para não responderem a mensagens ‘online’ não solicitadas, especialmente de atores que não estão presentes nas redes sociais.”

A resposta dada pela equipa de Pitt é a mesma que foi transmitida no final de setembro de 2024, quando uma fraude semelhante visou duas mulheres espanholas que eram fãs do ator. Na altura, foram detidas cinco pessoas e o montante da burla ascendeu a 340.000 euros.

A polícia está atualmente a investigar a fraude, que deixou Anne no hospital com uma depressão. A própria recorreu às redes sociais para criticar a edição do programa da TF1 e existem relatos que dão conta de que foi hospitalizada.

 

Ainda não se sabe se Anne conseguiu recuperar parte dos fundos perdidos. Entretanto, a TF1 retirou de circulação o episódio de Sept à Huit em causa para evitar mais casos de ciberbullying.

Quanto ao verdadeiro Brad Pitt, ele e Angelina Jolie chegaram a um acordo de divórcio no final do ano passado. EURO NEWS