CAC sedia roda de conversa sobr o jeito de falar do maringaense

Plano de mobilidade urbana será debatido com a população maringaense
                
                    Plano de Mobilidade cumpre exigência de lei federal que exige o estudo para cidade com mais de 20 mil habitantes

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, promove nesta quinta-feira, 4, às 19h, o ′Patrimônio na Roda′, uma roda de conversa que irá abordar o jeito de falar do maringaense, incluindo expressões e gírias. A ação ocorrerá no Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC) e a entrada é gratuita. Para participar, é necessário preencher um formulário online (acesse aqui).

A roda de conversa será conduzida por Helcius Batista Pereira, doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do curso de Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Por meio da apresentação “A língua da gente: aspectos da história linguística de Maringá”, o pesquisador falará sobre as características da fala dos maringaenses.

O objetivo é promover a educação patrimonial e levar crianças, jovens e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização da herança cultural, como explica o secretário de Cultura, Victor Simião. “O mais interessante, em um projeto como esse, é perceber quais são as nossas características – algo que, no dia a dia, a gente não percebe. E a Secretaria de Cultura tem de trabalhar nesse aspecto também, chamando atenção sobre nossa linguagem, nossa comunicação”, reforça. ASC