A Câmara Municipal de Maringá concedeu, durante sessão ordinária desta quinta-feira (14), o Brasão do Município à Cia Pedras Teatro Circo pelos 30 anos dedicados à arte em Maringá. A propositura foi do vereador Mário Verri e também outorgou o Título de Mérito Comunitário à fundadora da companhia, Iara Ribeiro, e ao professor Adriano Braga.
Ao longo das três décadas de atividade, a companhia esteve em vários palcos, praças, escolas, teatros alternativos, levando arte para o Paraná e outros estados com poesia, música, circo e brincadeiras para um público formado por todas as idades, além de trabalhar na formação de novos talentos com oficinas, cursos formativos e palestras.
O vereador Mário Verri frisou que durante 20 anos acompanhando projeto na área cultural, tem observado o poder transformador da arte. “Resistência é a palavra que melhor traduz Cia Pedras Teatro Circo, afinal, já são 30 anos de relevantes serviços prestados para Maringá no campo da arte e da cultura. E como todos sabem, viver fazendo arte no Brasil não é coisa para amadores. Os desafios são diários, poucos permanecem, poucos resistem”.
O parlamentar agradeceu o ex-vereador Carlos Mariucci, que sugeriu a homenagem e parabenizou a equipe e principalmente a fundadora da companhia, a atriz e professora Iara Ribeiro, “combatente incansável da arte e da cultura em Maringá” e o companheiro dela, o ator e professor Adriano Braga.
“Falar da Cia Pedras é também falar sobre provocações. A arte precisa provocar, incomodar, questionar, botar o dedo na ferida. Isso tudo com muita responsabilidade, dedicação e pesquisa. Talvez uma das fórmulas de sucesso da Cia Pedras: provocar sim, mas também saber emocionar. Porque a arte bem feita muitas vezes nos leva às lágrimas de emoção”, acrescentou Verri.
O vereador também lembrou que “a arte cura, a cultura se torna remédio e sem contra-indicações”. “Consumir arte e cultura não tem restrição de idade, sequer dosagem mínima ou máxima. Felizes aqueles que curtem arte, respeitam a cultura e lutam por isso na sociedade”, ressaltando que a homenagem deve ser estendida a todos os artistas maringaenses, pelas suas lutas diárias.
Iara Ribeiro agradeceu os vereadores pela homenagem e reforçou o papel da arte na vida das pessoas. “O tempo e a arte. Vocês acham que o mesmo tempo que uma pessoa que sai de casa de carro com ar condicionado é o mesmo de uma pessoa que pega um ônibus? Qual é esse papel da arte? A arte é um dos encontros e uma das fruições mais importantes que nós, enquanto seres humanos, podemos ter. A arte afirma nossa existência porque faz que a gente conheça a si mesmo, o outro, e possa de alguma forma mudar o mundo”.