Câmara homenageia Hagakure de Karatê-Dô Shotokan

foto: Marquinhos Oliveira - CMM

Os vereadores de Maringá homenagearam o Instituto Hagakure de Karatê-Dô Shotokan – IHKS, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com a entrega do título de Mérito Comunitário ao professor Marcelo Alessandro Pereira. A homenagem, realizada na sessão desta quinta-feira (6), comemora os 15 anos de existência do Instituto e foi proposta pelo vereador Mário Verri.

O professor Marcelo agradeceu aos vereadores pela homenagem que reconhece o trabalho realizado pelo Instituto há 15 anos. “Agradecemos aos vereadores, à UEM, aos pais, alunos de nosso Instituto e à minha esposa por todo o apoio que recebemos, porque ‘um sonho que se sonha sozinho é só um sonho. Sonho que se sonha junto torna-se realidade'”.

Ele explicou que o karatê é um esporte, mas fundamentalmente uma filosofia de vida. “Nós trabalhamos a defesa pessoal, mas principalmente caráter, retidão, dedicação, autocontrole e respeito. Eu fico muito feliz em ver alunos nossos que hoje já são formados em diversas profissões pela nossa UEM e carregam os valores do karatê em suas vidas.”

O vereador Mário Verri contou um pouco da história da entidade que nasceu na UEM em 2008. “O projeto nasceu como uma escolinha voltada para crianças de 7 a 12 anos e hoje atende crianças, jovens e adultos. O Instituto tem por filosofia não apenas a competição, mas busca ser um instrumento de estudos do Karatê Dô Tradicional, seus preceitos e incentiva pesquisas científicas e acadêmicas”.

Verri destacou a importância da prática esportiva para crianças. “Mesmo que essas crianças não se tornem atletas, a filosofia de vida que é ensinada irá acompanhá-las por toda a vida, contribuindo para a formação de cidadãos”. ASC/CMM