Câmara no guia de implementação de Parlamentos Jovens da Alep

A Câmara de Maringá, por meio da Escola Legislativa, tem se destacado no Paraná com programas destinados a crianças e jovens para o desenvolvimento da cidadania e compreensão da organização política da sociedade brasileira.

foto: Orlando Kissner/ ALEP

Citada no Guia para Implementar Parlamentos Jovens da Assembleia Legislativa do Paraná com uma das casas legislativas que se destacam no “esforço de educar politicamente os cidadãos”, a Câmara de Maringá participou do lançamento do guia com a palestra do coordenador da Escola Legislativa, desde 2013 , Joaquim Francisco dos Santos Neto que apresentou a proposta, histórico e resultados dos programas.

Não é a primeira vez que a Escola Legislativa de Maringá é reconhecida pelas boas práticas. Em 2016, o trabalho com a Câmara Mirim conquistou o Prêmio Gestor Público do Paraná do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Paraná (SINDAFEP).

O presidente da Câmara de Maringá, Mário Hossokawa, observa que além de compreender a função do parlamento, os participantes podem ter mais interesse na participação política. “A crianças e os jovens têm uma grande oportunidade para se desenvolverem, expondo suas ideias e ajudando a pensar nos problemas da cidade”. 

É notório o impacto político dos programas. Nas eleições municipais de 2020, entre as centenas de candidatos a vereador, 10 haviam passado pelos programas da Escola Legislativa, totalizando juntos 5.848 votos.

Nas eleições deste ano, os resultados foram ainda maiores: a soma dos votos dos 23 candidatos que vieram dos programas quase chegou a 11 mil (10.979 votos), tendo um vereador eleito e outros três candidatos na primeira suplência dos partidos, além de eleger um parlamentar em Ivatuba, município há pouco mais de 40 quilômetros de Maringá.

“Fazendo um comparativo para mostrar esse impacto, caso a Escola Legislativa fosse um partido político teria elegido dois ou mais vereadores, porque todos os candidatos juntos fizeram votos bem acima do quociente eleitoral que foi de 8,5 mil votos”, lembra o coordenador da Escola Legislativa de Maringá, Joaquim Francisco dos Santos Neto.

Histórico

Os programas desenvolvidos pela Escola Legislativa iniciaram em 2013, com a criação do Programa Vereador Mirim e visitas guiadas à sede do Legislativo Municipal, incluindo as sessões ordinárias. O público-alvo são os alunos do 4º ao 9º ano, proporcionando dessa forma a participação de unidades de ensino municipais, estaduais e particulares.

Em 2015, foi a vez da criação do Estágio-Conhecimento destinado para pessoas a partir de 16 anos. Neste programa, destaca-se a participação de universitários que buscam complementar as atividades extracurriculares. São três módulos: “básico” – sobre o processo legislativo; “eleições” – realizado em anos eleitorais; e “orçamento”. No momento é preparado o módulo planejamento urbano, ampliando o programa.

Em 2017, iniciaram as atividades do Parlamento Jovem, destinado a estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Assim como o Vereador Mirim, permite aos participantes vivenciar as funções e a rotina de um vereador, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania e a compreensão da organização política da sociedade brasileira.

Quer saber mais sobre os programas da Escola Legislativa? Acesse o site da Câmara Municipal de Maringá pelo site ou entre em contato pelo telefone (44) 3027-4114.

ASC/CMM