Capacitação de servidores para implantação de matrícula online termina prossegue nesta sexta, 24

foto - RAFAEL MACRI / PMM

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou nesta quinta-feira, 23, as primeiras oficinas para implantação do Conecta Seduc, novo sistema de gestão educacional que permitirá a realização de matrículas online e diversas outras funcionalidades. A capacitação reuniu cerca de 100 servidores da Diretoria Educacional da Seduc e ocorreu durante todo o dia. Nesta sexta, 24, as oficinas serão com os representantes das instituições particulares e que têm contrato com o município para oferta de vagas.

Por meio do Conecta Seduc, diversos processos passarão a ser realizados de forma online, como as matrículas e o cadastro na lista de espera dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas municipais. O sistema também reunirá dados sobre estoque de materiais, transporte escolar, merenda escolar e também possibilitará a realização de avaliações de forma online.

Na foto de Rafael Macri, o secretário de Educação, Fernando Brambilla

O secretário de Educação, Fernando Brambilla, destacou a importância da implantação da ferramenta para tornar a rede municipal de ensino totalmente digital e inovadora. “É um sistema completo e que permitirá toda a gestão educacional de forma online e acompanhamento em tempo real. Além das matrículas e cadastro na fila de espera de forma online, o que garantirá que não teremos mais filas noturnas nas unidades escolares, toda a nossa equipe pedagógica e os pais poderão ter acompanhamento da rotina escolar”, disse.

O secretário explicou que, entre as diversas funcionalidades, o sistema vai permitir o acompanhamento de pais e responsáveis do transporte escolar dos alunos. O registro de presença nas unidades escolares também poderá ser realizado de forma online e, ao registrar a presença, a informação será encaminhada para a equipe da merenda escolar para preparar as refeições de acordo com o número de alunos presentes. “Os materiais didáticos e trabalhos extracurriculares também poderão estar disponíveis na plataforma. É um sistema muito completo e que vamos implementar a partir deste início do ano letivo”, destacou Brambilla. ASC/PMM