Capivara resgatada pelo IAT em Engenheiro Beltrão é devolvida à natureza

Equipe do Instituto Água e Terra foi acionada após o animal ter sido encontrado na casa de um morador do município com um ferimento na cabeça. A capivara passou por um tratamento veterinário e foi devolvida à natureza nesta desta quarta-feira (9).

Após passar por tratamento veterinário, capivara voltou para a natureza nesta quarta-feira (9). Foto: IAT Campo Mourão

Um dia após fazer a soltura de um gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi), agentes do escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT) de Campo Mourão, no Centro-Oeste, devolveram à natureza nesta quarta-feira (9) uma capivara (Hydrochoerus hydrochaeris) encontrada na casa de um morador em Engenheiro Beltrão, também na região.

A equipe do Instituto foi acionada após o animal, um macho adulto, ter sido avistado com um ferimento na cabeça na noite de terça-feira (8). Após passar por tratamento veterinário em ação da prefeitura do município, a capivara pôde ser devolvida à natureza.

O Hydrochoerus hydrochaeris é o maior roedor do mundo, com peso entre 50 e 100 kg, comprimento entre 106 a 134 cm e altura entre 50 a 62 cm. Possui pelagem longa e grossa, com coloração marrom-avermelhada na parte superior e marrom-amarelada na parte inferior. É um animal herbívoro, que se alimenta principalmente de capim.