CARITAS – 38ª Semana Nacional do Migrante começa com Festa Junina em Maringá

OFATOMARINGÁ.COM preparou uma reportagem especial sobre a celebração da unidade dos povos. O vídeo que mostra entrevistas com os novos cidadãos maringaenses pode ser conferido nesta matéria ou em nossa web tv.

fotos - LIGIANE CIOLA - OFATOMARINGA.COM

OFATOMARINGA.COM através de sua webtv realizou reportagem especial sobre a Festa Junina da Caritas de Maringá na abertura da Semana do Migrante. O vídeo de quase 23 minutos pode ser asssistido logo abaixo ou na programação da webtv

As Festas Juninas antes de serem eventos com pipoca, fogueira, pinhão e quadrilha, são momentos de celebrações religiosas que lembram os Santos João, Pedro e Antônio. Nomes muito comuns entre brasileiros e estrangeiros que vivem em Maringá e que neste domingo se reuniram na nova sede da Caritas no Jardim São Jorge, zona norte de Maringá.

A Festa Junina da Caritas acontece também no início da Semana do Migrante e as mais de 300 pessoas que passaram por ela, celebraram a união da diversidade, da troca de experiências, de sabores, de informações e de culturas.

Venezuelanos, Haitianos, Nigerianos, Senegaleses, Sírios e cidadãos de mais de vinte países lotaram o local que antes era um ginásio de esportes de um colégio, se revezaram em apresentações musicais e trouxeram comidas típicas de seus países para compartilharem entre todos.

O Arcebispo de Maringá – Frei Dom Severino Clasen disse em entrevista a OFATOMARINGA.COM que a missão da Caritas é seguir o mandato de Cristo.

 

“Quando Ele faz a oração do Pai Nosso, pede para que todos sejam um como Ele e o Pai são um. Essa unidade Ele quer que aconteça entre todas as pessoas; que todas as nações possam na sua diversidade, língua e cultura, exercerem a única expressão da fraternidade e da solidariedade. A Festa da Caritas tem esse sentido especial, fazer com que as pessoas se sintam unidas em uma grande família’.

 

 

 

O momento também serviu para perceber a grande evolução que os novos cidadãos maringaenses fizeram em relação ao aprendizado da língua portuguesa. A Caritas com apoio de voluntários, mantém cursos de língua portuguesa para estrangeiros.

 

O Presidente da Caritas de Maringá – Rodolfo Sanches disse “que a grande ideia de ter essa festa na Semana do Migrante, é celebrar a unidade dos povos, e nós não celebramos a unidade de coisas iguais, mas de realidades diferentes”.