“Cascavel fez grandes avanços no combate à COVID”, diz Jadir Zimmermann, jornalista do Portal Preto no Branco

Depois de um longo período cidade teve três dias seguidos sem registros de mortes. UTIs operam com grande margem nas taxas de ocupação

"Cascavel fez grandes avanços no combate à COVID", diz Jadir Zimmermann, jornalista do Portal Preto no Branco 
                
                    Depois de um longo período cidade teve três dias seguidos sem registros de mortes. UTIs operam com grande margem nas taxas de ocupação

A entrevista com Jadir Zimmermann, jornalista do Portal de Notícias – PRETO NO BRANCO – www.pretonobranco.com.br,  começa trazendo boas novas no fronte do combate à COVID na cidade de Cascavel. Na última participação de Jadir aqui na rubrica O QUE TEM EM O FATO?, o jornalista trouxe números assustadores que indicavam mais de 95% de ocupação nas UTIs da cidade que atende pacientes de toda a região.

Hoje a situação é muito diferente; o boletim de ontem (18), mostra que as UTIS adultos dos hospitais públicos e privados estão com 61,1% de ocupação e as dedicadas à COVID com 39,1%, o que garante uma excelente margem de segurança no atendimento.  A grande cidade do oeste amarga porém um saldo de óbitos pesado. O boletim de ontem anunciava mais uma morte, elevando o saldo a 114 óbitos.

Jadir explica que o óbito de ontem interrompeu uma sequência de três dias sem registros de vítimas fatais, algo que infelizmente deve se repetir nesta quarta, isso porque enquanto conversavamos, Zimmermann anunciou que provavelmente o boletim de hoje, traria o registro de mais um decesso no HU da cidade.

Apesar de todas as dificuldades que Cascavel enfrentou no início dessa desconhecida doença, o experiente jornalista diz que começa a perceber uma mudança de tendência em todos os âmbitos que antes contribuiam para a disseminação do vírus. A população está mais atenta e a maioria respeita as regras de higiene e distanciamento social; ambientes de trabalho como frigoríficos, atividade muito presente no território, redobraram os cuidados e enfim, a melhoria dos protocolos de prevenção e cura, são fatores que estão fazendo com que o município caminhe em direção da estabilização.

Jadir faz também uma análise da situação nas três grandes cidades que compõem a grande força do oeste do Estado em todos os sentidos, inclusive sobre os benefícios que as esperadas chuvas podem trazer para a agricultura da região que assim como todo o Paraná, sofre com a crise hídrica e a falta de chuvas. 

Assista o bate papo com o colega e visite o site www.pretonobranco.com.br. 

VEJA TAMBÉM, a capa do Portal cascavelense com a manchete do dia e o boletim da COVID na cidade