Em 2071, quando iniciar o jubileu de comemoração dos 100 anos da Catedral de Maringá, será aberta a cápsula do tempo depositada dia 12 de outubro de 2022 no átrio da basílica. A Catedral completará 100 anos em 2072.
O cerimonial de lacração da cápsula foi realizado durante a Santa Missa em honra a Nossa Senhora Aparecida, às 18h30, com a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom Frei Severino Clasen e do prefeito de Maringá, Ulisses Maia.
A cápsula do tempo contém os seguintes materiais:
– Réplica de um dos sinos da Catedral, cujo carrilhão foi inaugurado em 10 de maio deste ano;
– Um exemplar do livro “Nas alturas”, que conta a história da Paróquia Catedral de Maringá, escrito pelos jornalistas Everton Barbosa e Rogério Recco.
– Todos os materiais produzidos por ocasião do jubileu: Decreto da Penitenciaria Apostólica sobre as indulgências para o ano jubilar, Brasão e Hino oficiais, calendário comemorativo e orações;
– Os exemplares da Revista Maringá Missão de setembro de 2021 a setembro de 2022;
– A Carta Pastoral “Acolher e cuidar” de Dom Severino Clasen, lançada em 2021;
– As edições do dia 15 de agosto dos jornais “Folha de São Paulo”, “O Estado de São Paulo” e o “Jornal do Povo” (de Maringá);
– A edição da semana do dia 15 de agosto da revista “Veja”;
– As edições de agosto das revistas “O Mensageiro do Coração de Jesus” e da “Revista Tradição” (de Maringá);
E uma carta de Dom Severino para o povo de Maringá de 2072.
No mesmo cerimonial em que a cápsula do tempo foi depositada, o prefeito de Maringá fez a entrega oficial da reforma dos espelhos d’água que circundam a Catedral. As obras tiveram por objetivo corrigir problemas estruturais dos espelhos, que estavam causando infiltrações na estrutura da igreja.
Por Everton Barbosa – ASC/Arquidiocese