Censo 2022 chega a abrigo de pessoas refugiadas e migrantes em Porto Alegre nesta 5a feira

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) firmaram acordo de cooperação para o levantamento de dados do Censo Demográfico deste ano

Censo 2022 chega a abrigo de pessoas refugiadas e migrantes em Porto Alegre nesta 5a feira

foto: ACNUR/Miguel Pachioni

Recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estarão no centro de acolhida Aldeias Infantis SOS Porto Alegre, a partir das 14h00 desta quinta-feira (11/out). O centro acolhe pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela no bairro Sarandi, na capital gaúcha.

A ação do IBGE é resultado de parceria firmada com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) no Brasil para que as pessoas refugiadas e residentes em diferentes abrigos parceiros estejam contempladas no Censo 2022.

Em parceria com as organizações parceiras do ACNUR, o IBGE está realizando o agendamento do recenseamento que poderá ser coberto pela imprensa, respeitando-se a privacidades dos dados no momento da coleta das informações.

Os recenseadores do IBGE já estiveram nos abrigos da Operação Acolhida em Boa Vista e Pacaraima (no Estado de Roraima), e em São Paulo-SP, sendo Porto Alegre a primeira capital da região sul a receber a visita dos profissionais do Censo em abrigos parceiros do ACNUR.

O cadastramento da imprensa deve ser dar mediante o agendamento com a assessoria da Aldeias Infantis SOS, organização parceira do ACNUR, considerando a limitação de equipes presentes em razão do bem-estar da população acolhida.  ASC/ACNUR

Serviços

Recenseamento de pessoas refugiadas e migrantes em Porto Alegre-RS

Data e hora: quinta-feira, 13 de outubro de 2022, a partir das 14h00

Local: Avenida Caldeira, 250 – Sarandi