Centro de Saúde Pública de Precisão registra avanço em pesquisas genéticas

Três linhas de pesquisa já iniciaram e serão potencializadas ao longo de 2025. Uma delas é o sequenciamento genético da população para pesquisa e diagnóstico de doenças raras e câncer. Centro é uma iniciativa do Tecpar, do Instituto Carlos Chagas e do Instituto de Biologia Molecular do Paraná.

O Centro de Saúde Pública de Precisão encerra o ano de 2024 com um importante avanço na área: o início das pesquisas científicas em estudos genéticos e com a perspectiva de começar, já em 2025, a realizar o sequenciamento genético da população brasileira com finalidade de pesquisa e diagnóstico de doenças raras e câncer.

Instalado no Parque Tecnológico da Saúde, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), o Centro de Saúde Pública de Precisão recebeu equipamentos avançados, que darão suporte para o início dos trabalhos da unidade. O Centro é uma iniciativa do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná) e do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP).

O investimento do Tecpar totaliza mais de R$ 7 milhões, entre recursos próprios e do Fundo Paraná.

Em uma das frentes de pesquisa, a unidade está sendo preparada para iniciar a sua atuação dentro do Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão – Genomas Brasil. Criado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de desenvolver sequenciamento genômico para diagnóstico e tratamentos, o Genoma Brasil conta com a participação do Centro de Saúde Pública de Precisão como um dos centros de pesquisa.

VEJA MAIS NA AGÊNCIA DO PARANÁ