Está aberta a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Paraná Faz Ciência 2024. O maior evento de ciência, tecnologia e inovação do estado teve início na noite desta segunda-feira (7), em cerimônia de abertura realizada no teatro Calil Haddad, em Maringá. A programação segue com atrações até sexta-feira (11), no câmpus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que espera receber até 35 mil visitantes nos próximos quatro dias.
A quarta edição do Paraná Faz Ciência é organizada pela UEM, que sedia o evento deste ano, em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e a Fundação Araucária (FA).
Com o tema “Cultura, Diversidade, Saberes, Inovação e Sustentabilidade”, a iniciativa integra a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, um projeto nacional que tem o objetivo de popularizar a ciência por meio de diversas atividades realizadas em todo o Brasil. A programação inclui oficinas, visitas técnicas, apresentações de pesquisa, palestras e estandes interativos, além de mostras e apresentações artísticas.
A cerimônia de abertura recebeu autoridades, pesquisadores, docentes, estudantes, convidados e profissionais da imprensa, que praticamente lotaram os mais de 700 assentos do Teatro Calil Haddad. O evento também foi transmitido ao vivo pelo YouTube. Com direito a palestra e atrações culturais, a solenidade marcou o início da semana dedicada à popularização da ciência produzida nas universidades estaduais e em todo o Paraná.
A abertura do Paraná Faz Ciência 2024 celebrou, ainda, a assinatura de um termo de cooperação técnica que objetiva a implantação de uma rede de divulgação e popularização científica denominada “Rede Paraná Faz Ciência”. O acordo foi firmado pela FA e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Além disso, o evento homenageou os dez pesquisadores finalistas do Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime), promovido pela Seti em parceria com a FA e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR). A iniciativa visa transformar resultados de pesquisas científicas em novos negócios, produtos e serviços. Os finalistas do Prime foram homenageados com a entrega de um certificado e de um cheque no valor de R$ 200 mil, que financiará a continuidade das pesquisas – são eles Cristiane Mengue Feniman Moritz (UEM), Fabiola Azanha de Carvalho (UEL), Gerson Nakazato (UEL), Gustavo de Carvalho Gorges (Unioeste), Antonio Verguetz (UTFPR), Fabricio Maestá Bezerra (UTFPR), Messias Xavier Magalhães (UTFPR), Murilo Pereira Moisés (UTFPR), Pedro Henrique dos Santos Machado Ferreira (UTFR) e Letiere Cabreira Soares (Uffs).
Durante a cerimônia, foi lançado o livro “Integração Entre Teoria e Prática: o caso do programa Restec no estado do Paraná”. Está entre os organizadores da obra a coordenadora do Programa de Residência Técnica em Gestão Pública, Eliane Rauski, que discursou aos presentes sobre a publicação.
Depois, uma escultura produzida pelo Fab Lab Design UEM Cianorte foi entregue pelo professor Marcelo dos Santos Forcato ao reitor da Universidade, Leandro Vanalli. A obra representa a jornada do conhecimento e a importância da ciência no Paraná e celebra as diferentes edições do Paraná Faz Ciência.
Ao fim da cerimônia, os presentes acompanharam a palestra de abertura “Mudanças Climáticas, Sustentabilidade e Educação Indígena”. O ministrante foi o professor e pesquisador Eliel Benites, da Faculdade Intercultural Indígena da Universidade Federal de Grande Dourados (Faind/UFGD).
A atração cultural da solenidade ficou por conta de apresentação da Orquestra de Câmara da UEM, coordenada pelo professor Pedro Henrique Ludwig. O repertório apresentado foi intercalado pela interpretação de poemas de autoria de Chacal, Hilda Hilst, Torquato Neto, Paulo Leminski e Caio Fernando Abreu, pelos professores-atores Elisa Heidrich e Wagner Monthero.
Ciência, tecnologia e inovação
O secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda, destacou o protagonismo do Paraná frente à ciência brasileira. “O Paraná é neste instante, o centro da ciência no Brasil. Porque começa aqui a Semana Nacional da Ciência e da Tecnologia, com a primeira atividade em Maringá, capital da ciência e da tecnologia no Brasil neste momento. A ciência é pop, porque a ciência está em tudo e em todo lugar. A ciência é o instrumento mais importante para um modelo de desenvolvimento mais inclusivo. Mais ciência, mais riqueza. Mais riqueza, mais desenvolvimento para o povo”, bradou.
O secretário da Seti, Aldo Nelson Bona, ressaltou a importância da popularização da produção científica. “É uma semana de festa da ciência e da tecnologia em nosso estado. Estamos iniciando um grande evento de popularização da ciência, para lembrarmos que fazer ciência é para mortais, e não para semideuses. Fazemos a popularização da ciência por meio de inúmeras iniciativas, e o Paraná Faz Ciência é uma delas. Com o trabalho de todos nós, a ciência e a tecnologia não irão retroceder, e nós seremos, cada vez mais, reconhecidos nacionalmente por nosso trabalho colaborativo”, declarou.
Na mesma linha, o secretário da SEI, Alex Canziani, lembrou que o governo do Paraná tem ampliado investimentos nas áreas de pesquisa e inovação. “O governo estadual tem a crença de que podemos transformar o Paraná por meio da ciência, da tecnologia e da inovação. Por isso, queremos levar a inovação a todos os municípios do estado do Paraná, sem exceção. Confesso nosso entusiasmo com tudo o que está acontecendo no Paraná e nos colocamos à disposição das instituições, das universidades e das empresas para que possamos viabilizar cada vez mais oportunidades para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia”, afirmou.
Em discurso aos presentes, o reitor da UEM, Leandro Vanalli, comemorou a oportunidade que a Universidade tem ao sediar o maior evento científico do Paraná. “Em nome da UEM, quero agradecer a presença de cada uma e cada um nesta noite tão especial. Será uma semana repleta de momentos significativos para o nosso Sistema de Ensino Superior, por tudo aquilo que o estado tem feito no ensino, na pesquisa e na extensão, para o bem comum da população paranaense. O nome do evento, Paraná Faz Ciência, é, na verdade, um fato concreto, cada vez mais comprovável e potente em nosso estado. É uma oportunidade para que toda a sociedade conheça ainda mais a UEM e o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação, tão pujante no Paraná. Espero que esse evento signifique o caminhar em prol do desenvolvimento, em todos os seus aspectos”, projetou.
O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FA, Luiz Márcio Spinosa, compareceu ao evento em representação ao presidente da FA, Ramiro Wahrhaftig. Em seu pronunciamento, ele agradeceu aos presentes pelas parcerias em prol do desenvolvimento científico do Paraná. “Vivemos um momento muito especial, o de reconhecimento da ciência, da tecnologia e da inovação como os grandes motores do desenvolvimento econômico e social do estado, oportunizado pelo nosso governador. É sempre bom lembrar que iniciamos este movimento com um valor destinado à ciência e à tecnologia, e hoje nós temos um orçamento praticamente dez vezes maior. Todo o investimento em ciência e tecnologia produz emprego, renda e qualidade de vida”, apontou.
Já o pró-reitor de Extensão e Cultura (PEC) da UEM e coordenador do evento, Rafael da Silva, discursou em nome da comissão organizadora do Paraná Faz Ciência 2024. “Com o coração transbordando de alegria, dou boas-vindas a todas as pessoas aqui presentes e àquelas que nos acompanham remotamente. Gratidão é a palavra que resume meu discurso na noite de hoje. O evento só é possível porque muitas pessoas se envolveram e ajudaram a construí-lo. Este evento é feito por nós, para nós e para toda a comunidade. O Paraná faz ciência e o faz com excelência”, afirmou.
Também compuseram a tribuna de honra da cerimônia o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), Alexandre Almeida Webber; o diretor de Ciência e Tecnologia da Seti, Marcos Aurélio Pelegrina; a assessora da Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Seti, Sthéfany Walber; e o presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Fadec), Ricardo Pereira Ribeiro.
Já a tribuna de reitores e vice-reitores do evento recebeu a vice-reitora da UEM, Gisele Mendes de Carvalho; a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Marta Regina Gimenez Favaro; o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto; o reitor da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), Fabio Hernandes; o reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Fábio Antonio Néia Martini; o vice-reitor da UEL, Airton Petris; o vice-reitor da UEPG, Ivo Mottin Demiate; o vice-reitor da Unicentro, Ademir Fanfa Ribas; o vice-reitor da Unioeste, Gilmar Mello; o vice-reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Edmar Bonfim De Oliveira; o vice-reitor da Uenp, Ricardo Aparecido Campos; o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), Adriano Willian da Silva Viana Pereira; a reitora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Diana Araujo Pereira; o reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Everton Lozano; o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca; o diretor da Universidade Federal da Fronteira Sul (Uffs) – Câmpus Laranjeiras do Sul, Fábio Luiz Zeneratti; e o diretor da Uffs – Câmpus Realeza, Marcos Antônio Beal.
Ainda estiveram presentes demais autoridades locais e municipais de ciência, tecnologia e inovação, bem como pró-reitores, assessores, pesquisadores, docentes, estudantes, agentes universitários, convidados e profissionais da imprensa.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI
ASC/UEM