O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, dirigiu um encontro a portas fechadas no Conselho de Segurança, nesta sexta-feira. Logo a seguir, o chanceler se reuniu com o secretário-geral da ONU, António Guterres, que destacou a crise no Oriente Médio.
Falando à ONU News, em Nova Iorque, o chefe da diplomacia brasileira disse que a discussão com os 15 Estados-membros do Conselho evidenciou o maior nível de consciência sobre a questão de civis palestinos na Faixa de Gaza por estes não estarem envolvidos nos ataques.
Preocupação com migrantes palestinos e israelitas no Brasil
Sobre a bilateral com o secretário-geral, Mauro Vieira citou temas como impacto das notícias sobre o conflito no Brasil, a preocupação com migrantes palestinos e israelenses e ainda a atenção na operação de evacuação de Força Aérea brasileira a partir de Israel.
Na Faixa de Gaza estão cerca de 30 brasileiros a ser evacuados, de um total de 2,7 mil, a maioria turistas, que visitavam os locais afetados pelos confrontos.
A conversa com Felipe de Carvalho também destaca a proposta do Brasil para implementação de um corredor humanitário e necessidade de oferecer auxílio aos necessitados. ONU NEWS