Chanceler do Brasil conversou com chefe na ONU sobre crise no Oriente Médio

Ministro Mauro Vieira fala de um maior nível consciência sobre civis afetados pelos confrontos na Faixa de Gaza; operação brasileira espera evacuar 2,7 mil cidadãos nacionais; uma parte eram turistas que visitavam locais afetados pelos confrontos.

foto: ONU NEWS

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, dirigiu um encontro a portas fechadas no Conselho de Segurança, nesta sexta-feira. Logo a seguir, o chanceler se reuniu com o secretário-geral da ONU, António Guterres, que destacou a crise no Oriente Médio.

Falando à ONU News, em Nova Iorque, o chefe da diplomacia brasileira disse que a discussão com os 15 Estados-membros do Conselho evidenciou o maior nível de consciência sobre a questão de civis palestinos na Faixa de Gaza por estes não estarem envolvidos nos ataques.

Preocupação com migrantes palestinos e israelitas no Brasil
Sobre a bilateral com o secretário-geral, Mauro Vieira citou temas como impacto das notícias sobre o conflito no Brasil, a preocupação com migrantes palestinos e israelenses e ainda a atenção na operação de evacuação de Força Aérea brasileira a partir de Israel.

Na Faixa de Gaza estão cerca de 30 brasileiros a ser evacuados, de um total de 2,7 mil, a maioria turistas, que visitavam os locais afetados pelos confrontos.

A conversa com Felipe de Carvalho também destaca a proposta do Brasil para implementação de um corredor humanitário e necessidade de oferecer auxílio aos necessitados. ONU NEWS