foto:ONU/Eskinder Debebe
As Nações Unidas fizeram um apelo nesta terça-feira para o silenciar das armas na Ucrânia. Uma pausa humanitária para coincidir com o início da Semana Santa para cristãos ortodoxos.
O apelo foi feito pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, durante declaração a correspondentes na sede da organização em Nova Iorque.
Corredor humanitário
Guterres apelou a uma pausa humanitária de quatro dias da Semana Santa começando nesta quinta-feira até este domingo 24 de abril para permitir a abertura de uma série de corredores humanitários.
Ele explicou que essa pausa criará as condições necessárias para dois pontos fundamentais. Primeiro: a passagem segura de todos os civis que querem deixar as áreas de combates agora e no futuro em coordenação com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha.
Segundo: além de operações humanitárias que já ocorrem, uma pausa permitirá a entrega segura de ajuda às pessoas mais afetadas em áreas como Mariupol, Kherson, Donetsk and Luhansk. O plano já foi apresentado a ambos os lados e à sociedade civil, como confirmou o secretário-geral.
Guterres contou que na manhã desta terça-feira, o coordenador humanitário de emergência para a Ucrânia, Martin Griffiths, falou ao Conselho Ucraniano de Igrejas e Organizações Religiosas incluindo líderes ortodoxos, católicos, protestantes, islâmicos e judeus.
Renovação e Esperança
O chefe da ONU afirma que a organização está pronta para enviar auxílio humanitário e comboios durante esta trégua a esses locais
O secretário-geral lembrou que a Páscoa é um momento de renovação, ressurreição e esperança. Um momento que deveria ser de união. Mas este ano, a Semana Santa Ortodoxa está sendo observada sob uma nuvem da guerra, que representa a negação total da mensagem da Páscoa. Em vez de ser uma celebração da nova vida, este feriado coincide com a ofensiva russa ao leste da Ucrânia.