O deputado Arilson Chiorato (PT) tomou uma iniciativa para garantir a transparência na gestão pública. O parlamentar, vice-líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa, enviou um Pedido de Informações ao Secretário de Estado da Segurança Pública e da Administração Penitenciária do Paraná com o objetivo de obter detalhes claros sobre a contratação de funcionários nas delegacias do estado.
O documento, encaminhado na última quarta-feira (09/04), utiliza dados de uma divulgação feita pela Agência Estadual de Notícias, em 2022. A reportagem em questão citava que 401 novos funcionários administrativos haviam sido contratados para reforçar o atendimento nas delegacias paranaenses. As contratações são resultado de um investimento inicial reportado de R$ 18 milhões e com possibilidade de renovação por até cinco anos.
“Diante dessas informações, alguns questionamentos precisam ser respondidos para que todos possam entender melhor esse processo e torná-lo mais transparente. Entre os esclarecimentos que precisam ser feitos: quais empresas foram contratadas, números de contratados, valores pagos, qual o critério de distribuição desse pessoal, entre outras indagações”, pontua o parlamentar.
Além desses dados, o deputado também pediu cópias completas dos contratos e detalhes sobre a execução contratual. “Precisamos ter clareza como foram elaborados esses editais de licitação, as formas de contratação das empresas e como foi feita a seleção dos funcionários administrativos, afinal, estão prestando um serviço em nome do estado”, completa o deputado Arilson.
Foco nas localidades de atuação
Outro ponto importante do pedido é entender quais delegacias ou outras unidades policiais receberam esses funcionários terceirizados, desde o início da contratação até agora. “Esse detalhamento ajudará a avaliar o impacto da medida na eficiência dos serviços prestados à população”, afirma o vice-líder da Oposição.
Na avaliação do parlamentar, esse pedido de informações não apenas busca esclarecimentos sobre como o dinheiro público está sendo usado, mas também reforça o compromisso com a transparência e a eficácia administrativa na segurança pública do Paraná. “As respostas a essas questões são aguardadas com expectativa, pois impactam diretamente na qualidade do atendimento nas delegacias do estado e, consequentemente, na comunidade paranaense”, ressalta.