CineFlix exibe o Festival Varilux com 20 filmes franceses

Por Andye Iore

divulgação

Começa hoje (7) e vai até o dia 20 de novembro, a 15ª edição do Festival Varilux, de Cinema Francês. É uma oportunidade única para os cinéfilos assistirem filmes que não entram em circuito comercial. Ou seja, jamais serão exibidos novamente em Maringá.

São 20 filmes franceses, que são exibidos com legendas em português, com 5 mil projeções em 120 salas, de 64 cidades brasileiras. Em Maringá, o festival é exibido no CineFlix, do Shopping Maringá Park, em sessões alternadas em diferentes horários.

Há filmes clássicos, como também lançamentos, premiados nos principais festivais de cinema europeu esse ano. Entre os destaques estão:

* o drama “O Bom Professor”, sobre assédio numa escola;
* a nova versão do clássico “O conde de Monte Cristo”, inspirado no livro escrito por Alexandre Dumas em 1844. O novo filme é um dos campeões de bilheteria na França;
* a irônica comédia “Daaaaaali!”, sobre o artista Salvador Dali;
* a premiada animação “Sauvages”, sobre Meio Ambiente;
* o documentário “O Roteiro da Minha Vida”, sobre o cineasta François Truffaut;
* a ficção “1874, o Nascimento do Impressionismo”, sobre o movimento artístico que revolucionou a Europa em meados da década de 1870;
* a comédia “O Segundo Ato”, sobre as trapalhadas num filme feito com Inteligência Artificial;
* o drama “A História de Souleymane”, sobre a sofrida vida dos imigrantes; entre outros.

O homenageado da 15ª edição do festival é o ator Alain Delon, que morreu há três meses, aos 88 anos. Será exibido o clássico “O sol por testemunha” (de René Clément, 1960). A história ganhou uma refilmagem em 1999, “O talentoso Mr Ripley”, com Matt Damon e Gwyneth Paltrow. Além do cartaz do festival Varilux ter uma foto de Alain Delon.