Cinema na Praça chega a Japira nesta quinta, 25. Quase 1 mil pessoas lotaram a praça central na exibição em Jaboti

CINEMA NA PRAÇA EM JABOTI. foto - André Pereira - Casa do Verbo

A próxima parada da carreta que leva a equipe da Casa do Verbo que está executando o projeto CINEMA NA PRAÇA em 65 cidades do Paraná será em JAPIRA. O evento acontece nesta quinta-feira, 25 de abril, na Praça Central da cidade. A equipe da Casa do Verbo exibirá dois filmes a partir das 19h.

Na primeira sessão será exibido o filme infantil “As aventuras do Avião Vermelho” e na segunda O PALHAÇO, que tem como protagonista o premiado ator Selton Mello.

 

 

 

A secretária de Cultura de Japira – Najara de Azevedo Machado enviou mensagem à equipe da Casa do Verbo dizendo que a cidade inteira está ansiosa para receber o projeto CINEMA NA PRAÇA na cidade

 

POPULAÇÃO DE JABOTI LOTA PRAÇA CENTRAL NAS DUAS SESSÕES DO CINEMA NA PRAÇA

Cerca de 900 moradores de Jaboti lotaram a praça central da cidade que fica a 185 km de Londrina para assistir as duas sessões do projeto Cinema na Praça do Governo do Paraná.

A população do município que tem pouco mais de 5 mil habitantes estava ansiosa para receber as exibições dos filmes nacionais que a carreta da Casa do Verbo estava anunciando para esta quarta-feira, 24.

Medidas de acessibilidade como audiodescrição para pessoas cegas e fones abafadores para autistas estão entre os atributos oferecidos pelo Projeto Cinema na Praça

Além da ampla participação popular, algo que tem sido uma constante em todas as 19 cidades pelo qual o projeto já passou, houve também a participação das autoridades.

A agente de Cultura do Governo do Estado do Paraná, Ana Paula Mariano participou da abertura do evento e ressaltou a importância do financiamento que a Lei Paulo Gustavo tem para que projetos como o Cinema na Praça possam chegar a locais que não possuem salas de cinema, e onde há gente que nunca teve a oportunidade de assistir filmes em uma tela grande.

“O financiamento que a Lei Paulo Gustavo dedica a projetos como esse, é essencial para a Cultura, e temos que reconhecer o incansável trabalho de municípios como Jaboti, que com sua diretoria de Cultura dedicou total apoio para que a Casa do Verbo pudesse executá-lo com grande êxito”, disse Ana Paula

 

VEJA UM POUCO DA FESTA EM JABOTI COM A PRESENÇA DO CINEMA NA PRAÇA

Além da representante do Governo do Estado, o prefeito Regis William, a vice prefeita Lúcia Helena, a secretaria de Educação, Cultura e Esporte, Juliane Melo e a diretora de Cultura Amanda Silva.

Veja as fotos das cidades por onde o

CINEMA NA PRAÇA passou no mês de abril

 

As informações sobre os locais e horários das exibições dos filmes em cada cidade podem ser lidas no site do projeto – cineparana.com.br.

SOBRE O PROJETO:

O projeto Cinema na Praça da Secretaria Estadual de Cultura do Governo do Paraná em sua quarta edição é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo através do Ministério da Cultura do Governo Federal e executado pelo Casa do Verbo Assessoria em Gestão Cultural.

A Caravana Cultural mobiliza uma grande equipe de profissionais que até o mês de outubro de 2024 levarão sessões de cinema a espaços públicos de 65 cidades paranaenses que possuem salas de cinema.

Uma carreta baú equipada com um moderno sistema de exibição cinematográfica, contendo painel de Led de 2,5m x 6m, iluminação e sistema de som de alta qualidade estacionará no local escolhido para a realização do projeto.

O “Cinema na Praça” também pensou na comodidade do público, e oferecerá 400 cadeiras e cinquenta tatames. Uma barraca inflável com a identificação visual do projeto servirá de espaço para que o público faça fotos para postar em redes sociais.

O público que comparecer às exibições do “Cinema na Praça”, também vai poder ter pipoca de graça, e para recolher os resíduos produzidos, a organização disponibilizará oito lixeiras que serão dispostas em pontos estratégicos. Entre outras medidas que visam respeitar o meio-ambiente, está a divisão das rotas que limita a distância máxima entre todas as cidades a serem percorrida em 60km

As medidas de acessibilidade para pessoas PCD, também serão respeitadas. As projeções do projeto “Cinema na Praça”, contarão com equipamento para audiodescrição para atender o público cego ou com visão reduzida e também com legendas descritivas para o acesso de pessoas com deficiência auditiva.