Marilena, cidade de pouco mais de 7 mil habitantes da região noroeste do Paraná não decepcionou na abertura da sexta rota do Projeto Cinema na Praça.
Quase 500 espectadores assistiram aos dois filmes projetados no Centro de Eventos do município na noite desta terça-feira, 16 de julho.
O município foi o 39º visitado pelo projeto desde o início da viagem pelo Paraná que começou dia 15 de fevereiro em Pontal do Paraná.
As chuvas dos últimos dias que se abateram por todo o Paraná havia deixado a população preocupada com o risco de cancelamento do evento que era muito aguardado na cidade, mas hoje o sol brilhou durante todo o dia, a temperatura era agradável no início da primeira sessão, e isso contribuiu para o êxito do evento que é organizado pelo Governo do Paraná com recursos da Lei Paulo Gustavo através do Ministério da Cultura do Governo Federal.
Com sempre acontece nas cidades por onde a caravana do projeto passa, em Marilena a Casa do Verbo, agência Cultural que executa o Cinema na Praça em 65 cidades do Paraná, também disponibilizou intérprete de Libras para que todos as pessoas presentes pudessem ter acesso às informações divulgadas na cerimônia de abertura do espetáculo.
O objetivo do Cinema na Praça, é levar sessões de cinema gratuitamente a cidades que não tem salas de exibições de filmes.
Outra ações voltadas a acessibilidade também foram preparadas. Os filmes contaram com legendas, fones com audiodescrição para cegos e fones abafadores para autistas e pessoas com problemas auditivos.
Além do sucesso dos filmes, outro campeão de audiência a se destacar foi a pipoca, que a organização distribuiu gratuitamente em copos personalizados que ficam como souvenir de recordação da passagem do projeto cultural pela cidade.
PROJETO CHEGA A NOVA LONDRINA NESTA QUARTA, 17
OS FILMES
Na primeira sessão em Marilena foi projetado o filme infantil “As Aventuras do Avião Vermelho”. A película que também será exibida em Nova Londrina nesta quarta, 17, narra a história de Fernandinho, um menino de 8 anos que um livro de presente. Encantado com a história, Fernandinho decide que precisa de um avião para salvar o Capitão Tormenta – aviador personagem do livro, que está preso no Kamchatka. À bordo do Avião Vermelho e junto com seus brinquedos favoritos, Ursinho e Chocolate, que ganham a vida com sua imaginação, Fernandinho visita lugares inusitados, como a Lua e o fundo do mar, e percorre diferentes territórios – África, China, Índia, Rússia. Ao longo dessa jornada, ele descobre o prazer da leitura, a importância de ter amigos e o amor do pai. O trailer do filme pode ser assistido clicando neste link.
O segundo filme começou logo em seguida e teve como protagonista o ator Selton Mello. “O PALHAÇO” que também será exibido em Nova Londrina nesta quarta, 17, conta a história de Benjamim; ele Benjamim trabalha no Circo Esperança junto com seu pai Valdemar (Paulo José). Juntos, eles formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue e fazem a alegria da plateia. O trailer do filme pode ser assistido clicando neste link.
ESTRUTURA OFERECE CONFORTO AO PÚBLICO
Uma carreta baú equipada com um moderno sistema de exibição cinematográfica, contendo painel de Led de 2,5m x 6m, iluminação e sistema de som de alta qualidade estacionará no local escolhido para a realização do projeto.
O “Cinema na Praça” também pensou na comodidade do público, e oferecerá 400 cadeiras e cinquenta tatames. Uma barraca inflável com a identificação visual do projeto servirá de espaço para que o público faça fotos para postar em redes sociais.
O público que comparecer às exibições do “Cinema na Praça”, também vai poder ter pipoca de graça, e para recolher os resíduos produzidos, a organização disponibilizará oito lixeiras que serão dispostas em pontos estratégicos. Entre outras medidas que visam respeitar o meio-ambiente, está a divisão das rotas que limita a distância máxima entre todas as cidades a serem percorrida em 60km.
As medidas de acessibilidade para pessoas PCD, também serão respeitadas. As projeções do projeto “Cinema na Praça”, contarão com equipamento para audiodescrição para atender o público cego ou com visão reduzida e também com legendas descritivas para o acesso de pessoas com deficiência auditiva.
As informações sobre os locais e horários das exibições dos filmes em cada cidade podem ser lidas no site do projeto.
- SITE – https://cineparana.com.br/
- INSTAGRAM – https://www.instagram.com/cineparana/