A equipe da Casa do Verbo – agência que se ocupa de realizar o projeto CINEMA NA PRAÇA em 65 cidades do Paraná em 2024, tem motivos de sobra para comemorar. Na noite deste domingo, 28 de abril, eles exibiram as duas últimas sessões do mês de abril na cidade de Congonhinhas.
Em abril, 8,7 mil paranaenses de cidades que não tem salas de cinema receberam a visita da carreta da Casa do Verbo que trouxe também um telão de led de última geração com 6 metros de comprimento por 2 de largura, 400 cadeiras, tatâmes para crianças, acessibilidade para surdos, cegos, autistas, idosos, pessoas com deficiências físicas e também pipoca de graça para todo o público
A Casa do Verbo comemora a incrível marca de público de 21,7 mil pessoas nas 23 cidades pelo qual passou desde que começou sua viagem no dia 15 de fevereiro em Pontal do Paraná.
Equipe da Casa do Verbo comemora conclusão da terceira rota e convida para maio
A caravana agora faz uma pausa até dia 16 de maio, quando a carreta volta à estrada para levar o projeto a outras sete cidades do estado.
Na noite de hoje em Congonhinhas, cidade que tem quase 9 mil habitantes e que fica a 88km de Londrina, mais de 800 pessoas assistiram aos dois filmes selecionados pela curadoria da Casa do Verbo e escolhido pela população em votação popular na internet.
Antes do início das exibições em Congonhinhas, o vice prefeito, Renatinho, falou sobre o importante e longo trabalho que foi feito para que o projeto CINEMA NA PRAÇA pudesse ser realizado na cidade.
“Para que essa carreta chegasse aqui não foi simples; houve um trabalho muito importante e sério da administração municipal através da secretaria de Cultura.
Veja alguns momentos dos discursos das autoridades
A secretária de cultura Daians Pirolo agradeceu a Casa do Verbo; disse que trazer o Cinema na Praça a Congonhinhas é uma grande realização, e que pretende trazer mais atividades similares ao município.
“Eu agradeço a todas as pessoas que vieram até à praça nesta noite, porque é a primeira vez que trazemos esse projeto a Congonhinhas. O sucesso foi tão grande que queremos trazê-lo mais vezes e outras atividades culturais também”, disse Daians.
Veja as fotos das cidades por onde o
CINEMA NA PRAÇA passou no mês de abril
CONFIRA A LISTA DAS CIDADES QUE O CINEMA NA PRAÇA VAI VISITAR EM MAIO
As informações sobre os locais e horários das exibições dos filmes em cada cidade podem ser lidas no site do projeto – cineparana.com.br.
- SITE – https://cineparana.com.br/
- INSTAGRAM – https://www.instagram.com/cineparana/
SOBRE O PROJETO:
O projeto Cinema na Praça da Secretaria Estadual de Cultura do Governo do Paraná em sua quarta edição é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo através do Ministério da Cultura do Governo Federal e executado pelo Casa do Verbo Assessoria em Gestão Cultural.
A Caravana Cultural mobiliza uma grande equipe de profissionais que até o mês de outubro de 2024 levarão sessões de cinema a espaços públicos de 65 cidades paranaenses que possuem salas de cinema.
Uma carreta baú equipada com um moderno sistema de exibição cinematográfica, contendo painel de Led de 2,5m x 6m, iluminação e sistema de som de alta qualidade estacionará no local escolhido para a realização do projeto.
O “Cinema na Praça” também pensou na comodidade do público, e oferecerá 400 cadeiras e cinquenta tatames. Uma barraca inflável com a identificação visual do projeto servirá de espaço para que o público faça fotos para postar em redes sociais.
O público que comparecer às exibições do “Cinema na Praça”, também vai poder ter pipoca de graça, e para recolher os resíduos produzidos, a organização disponibilizará oito lixeiras que serão dispostas em pontos estratégicos. Entre outras medidas que visam respeitar o meio-ambiente, está a divisão das rotas que limita a distância máxima entre todas as cidades a serem percorrida em 60km
As medidas de acessibilidade para pessoas PCD, também serão respeitadas. As projeções do projeto “Cinema na Praça”, contarão com equipamento para audiodescrição para atender o público cego ou com visão reduzida e também com legendas descritivas para o acesso de pessoas com deficiência auditiva.