Em cartaz no Cineflix, “O sabor da vida” é ode à gastronomia como arte e amor

Por Andye Iore-

divulgação

Está em cartaz no CineFlix, do Shopping Maringá Park, o filme francês “O sabor da vida” (“The Pot-au-Feu”). Escrito e dirigido pelo vietnamita Trần Anh Hùng, o filme foi sensação nos festivais americanos e europeus no ano passado, ganhando vários prêmios. Incluindo o de Melhor Diretor, em Cannes, na França.

No enredo, um prestigiado chef, no final do século XIX, prepara pratos saborosos com sua assistente. Que à noite se torna sua mulher. Porém, vivendo em quartos separados. Assim eles alternam dia e noite entre o amor pela cozinha e o amor um pelo outro.

Quando ele se convence que ela é a mulher de sua vida, propõe o casamento. Mas, ela recusa e diz gostar de ser sua assistente cozinheira. A parir da recusa, ele passa a focar mais em cozinhar para a amada que para seus amigos e clientes. Como o ditado popular que “a pessoa amada é conquistada pelo estômago e não pelo coração”.

Grande parte do filme é passada na cozinha. Com idas e vindas da câmera entre o fogão e os pratos na mesa. As poucas cenas externas parecem quadros impressionistas. Como se Monet tivesse pintado o casal passeando nos campos floridos ao redor da casa.

Um dos destaques está na atuação de Julliette Binoche. Mesmo depois de 72 filmes e com 60 anos, ainda é capaz de interpretações intensas e graciosas ao mesmo tempo.

Já Trần Anh Hùng tem uma pecularidade. São apenas nove filmes dirigidos em 35 anos de carreira. E, mesmo com todo destaque internacional ganho com “O cheiro de papaia verde” (1993) e as “As luzes de um Verão” (2000), não se entregou ao cinema comercial de Hollywood. E fez mais um belíssimo filme que será lembrado no futuro como um dos mais importantes filmes da história sobre gastronomia.

 

 

SERVIÇO:
“O sabor da vida”
Gêmero: drama romântico
Direção: Trần Anh Hùng
Duração: 2h15
Em cartaz em Maringá no CineFlix, do Shopping Maringá Park
Horários:
* quarta-feira (17) às 19h05 e 21h45
* entre quinta-feira (18) e quarta-feira (24) única sessão às 14h35