reprodução da montagem atríbuida pela CNN Brasil ao ex-ministro do Ambiente Ricardo Salles
A Rede de Comunicação CNN Brasil publicou hoje, 15, em seu Portal de Notícias que não é autora da postagem que usando uma foto de Putin e Bolsonaro em um aperto de mão e a logomarca da CNN, traz como título “Putin sinaliza recuo na Ucrânia, Presidente Bolsonaro evita 3ª Guerra Mundial”.
Na desmentida publicada pela CNN, o ex-ministro do Ambiente Ricardo Salles aparece como autor da postagem que inclui a montagem com a logo da rede de comunicação.
A publicação seria um ato que faz recurso ao inglesismo para denominá-lo de Fake News. Ação que se passa por notícia, informação, mas que na verdade tem intuito de desinformar e tenta induzir a população a acreditar que seja um FATO verídico, uma notícia de verdade.
BOLSONARO CONFINADO EM HOTEL
Na verdade, o Bolsonaro já está na Rússia, mas se encontra confinado em um hotel onde ficará por três dias para cumprir a exigência de confinamento contra a Covid antes de encontrar o presidente Vlademir Putin. O encontro entre os dois está programado para amanhã, 16.
Hoje, 15, o presidente Putin ordenou a retirada de 10 de seus 100 mil homens que estão estacionados na fronteira com a Ucrânia.
Os russos informam que a retirada acontece somente porque os exercícios daqueles homens já foram concluídos.
Segundo a rede de TV Euronews, o porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova, recorreu ao Facebook para dizer que “15 de Fevereiro de 2022 ficará na história como o dia em que a propaganda ocidental para a guerra falhou”, acrescentando ainda que o Ocidente sai da conflito “humilhado e destruído sem que um único tiro tenha sido disparado”.