99,94% dos cidadãos de Codogno, pequena cidade da província de Lodi, região da Lombardia, onde aconteceu o primeiro caso de contágio do Coronavírus na Itália, respeitaram o toque de recolher e todas as regras impostas pelo governo e o resultado foi muito estimulante.
“Nós somos a certificação de que respeitar as regras em modo pontual e preciso, dá resultado”, diz orgulhoso prefeito de Codogno Francesco Passerini.
O número de contagiados foi se reduzindo desde que todos começaram a ficar em casa e aumentou o número de pessoas curadas.
“Estamos preocupados com a possibilidade de um novo decreto do governo abrir a possibilidade de circulação de pessoas. Temos que esperar que o número de contágios chegue a zero”, continuou o prefeito.
O prefeito ressalta que as pessoas devem ter consciência “que a estrada ainda é muito longa para se poder falar de cura”, e que já ficou demonstrado que é possível curar-se ficando quietinho em casa.
“Precisamos prosseguir assim, estamos só no início da batalha”, disse com coragem o primeiro cidadão.
Ontem, um decreto do governo autorizou a abertura de uma feira que funciona todas as terças e quintas e que reúne mais de 100 feirantes mas o prefeito pediu aos produtores rurais e ambulantes de não comparecerem e de fato foi assim.
“Ninguém montou sua banca no espaço dedicado à feira e a área de mais de 7200 metros quadrados continuou vazia”, concluiu.
Oficialmente, Codogno deixou de ser zona vermelha na Itália mas o povo não se descuida.