Com ′Selo Ipê′, Prefeitura reconhece boas práticas sociais e ambientais de empresas

Com ′Selo Ipê′, Prefeitura reconhece boas práticas sociais e ambientais de empresas

foto - Ana Carolina Alves

A gestão municipal investe em ações para impulsionar o desenvolvimento sustentável da cidade. Uma dessas iniciativas é o ′Selo Ipê′, que reconheceu na quinta-feira, 8, empresas da cidade que utilizam as melhores práticas sociais e ambientais. No total, 18 negócios, desde microempreendedores individuais (MEIs) a grandes corporações, foram premiadas.

A iniciativa da Prefeitura, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam), estimula o setor de negócios da cidade a implementar ações que promovam a consciência ambiental, de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O prefeito Ulisses Maia destaca que a premiação promove uma sinergia importante entre a gestão municipal e a economia local, o que traz benefícios para a comunidade.

“Não há como uma cidade se desenvolver sem que haja o desenvolvimento econômico acentuado. O crescimento é necessário para geração de empregos e impostos. No entanto, é fundamental que esse crescimento seja aliado à sustentabilidade para promoção da qualidade de vida”, afirmou o prefeito.

A diretora-presidente do Ipplam, Bruna Barroca, destacou que o ′Selo Ipê′ tem se tornado referência para outros municípios. Além disso, o projeto já rendeu dois prêmios para o município: o certificado de reconhecimento do Prêmio Gestor Público do Paraná e o Selo Ouro, da Certificação ODS da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).

“Boas práticas sociais e ambientais não trazem benefícios apenas para as empresas, mas para a comunidade. Com isso, queremos instigar os negócios a inovarem e a implementarem mudanças”, afirmou. Em maio, o Selo Ipê foi entregue para 12 empresas. Nesta segunda edição, foram reconhecidos 18 negócios nas categorias bronze, prata e ouro. As categorias são divididas de acordo com as cores do ipê, árvore tradicional na cidade. O selo tem validade de um ano e poderá ser renovado.

Também participaram da cerimônia secretários municipais, o vereador Sidnei Teles, representando a Câmara de Maringá; o presidente da Acim, Michel Felippe Soares; a presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Jeane Nogaroli; e o gerente regional do Sebrae-PR, Wendel Gussoni.

Conheça as empresas que receberam o selo:
Selo Ipê Roxo (bronze)
Conambe Soluções Ambientais
Helius Engenharia
Ecobio Ecobags

Selo Ipê Branco (prata)
Gaia Cosméticos
Shopping Catuaí Maringá
Veríssimo & Viana Advogados
Labsam – Laboratório Ambiental
Unimed Maringá
Yticon Construção E Incorporação
A. Yoshii Engenharia
Jaloto E Drugovich
Jaloto Transportes
Plaenge
Hospital Do Câncer Maringá
Sicoob Central Unicoob
Crematório Angelus de Maringá

Selo Ipê Amarelo (ouro)
Embraed Empreendimentos
Cooper Card