Com entrada gratuita Teatro da UEM exibe peça “Conselho de Classe”

As apresentações acontecem às 20h no sábado e às 18h no domingo, cada sessão tem 1h20 de duração.

foto: Juliana Bicudo/ UEM

Nos dias 24 e 25 de junho, o espetáculo teatral “Conselho de Classe” realiza curta temporada gratuita no Teatro Universitário de Maringá (Avenida Colombo, 5790, bloco O08). As apresentações acontecem às 20h no sábado e às 18h no domingo, cada sessão tem 1h20 de duração. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados 1h antes das apresentações. O teatro tem capacidade de 150 lugares e a classificação indicativa é de 16 anos.

O evento integra as ações artístico-pedagógicas do projeto de extensão “ETTE – Entre a Escola no Teatro e o Teatro na escola: interações e pedagogias possíveis”, vinculado ao curso de Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro Universidade Estadual de Maringá (UEM). Esse projeto visa investigar as possibilidades de práticas do teatro no meio escolar e, ao mesmo tempo, as apropriações do tema da escola por parte da produção teatral contemporânea.

ARTE: ARTES CÊNICAS/UEM

No âmbito do projeto, tem-se como uma das ações a montagem teatral da dramaturgia de “Conselho de Classe”, de autoria do carioca Jô Bilac. Em linhas gerais, o texto apresenta que na escola Estadual Dias Gomes uma reunião de professores é desestabilizada pela chegada de um novo diretor. Esse encontro faz eclodir dilemas éticos e pessoais em meio a decisões que se confundem nas relações de poder na instituição de ensino, gerando discussões no âmbito das questões macro e micropolíticas da educação, além de trazer à tona questões relacionadas à constituição e atuação de conselhos escolares e da organização escolar brasileira.

 

Ficha técnica

Dramaturgia: Jô Bilac. 

Atuação: Charlie Wilson, Geovana Santos, J. P. Figueiredo, Julia da Costa e Mara Signorini.

Provocação cênica e dramatúrgica: Mileni Vanalli e Sidmar Gomes. 

Visualidades da Cena: Elana Dora.