COPA: Bélgica cai contra o Marrocos e não foi zebra

Pelo grupo E o Japão perdeu para a Costa Rica e reabriu as esperanças para Alemanha e Costa Rica.

COPA: Bélgica cai contra o Marrocos e não foi zebra

Courtois, melhor goleiro do mundo caído vê a bola indo ao encontro das redes no primeiro gol do Marrocos

GRUPO F

Não foi zebra. Os marroquinos correram tanto e o tempo todo deixando os belgas tontos e perdidos.

No primeiro-tempo, essa correria do Marrocos foi menos sentida pelos belgas porque se traduziu em uma marcação firme que não deixou espaços para os talentos europeus penetrarem.

No segundo-tempo o calor insuportável, 32 graus e alta umidade pesaram mais sobre a Bélgica e nem fizeram cócegas nos marroquinos que começaram a correr mais ainda, só que agora com mais posse de bola e levando perigo à meta de Courtois.

Tanta correria terminou premiando os norte-africanos que fizeram um gol que acabou anulado; era o preságio do que estava para acontecer minutos depois. Aos 73 Sabiri bateu falta levantando a bola no primeiro pau em um mini escanteio, um atacante marroquino passou à frente de Courtois que ficou vendido quando a pelota tocou no chão quicando em modo indefensável; era o primeiro gol do Marrocos.

Depois do gol, bem que a Bélgica tentou, mas os marroquinos corriam demais e só a habilidade dos belgas não foi suficiente para que conseguissem manobras capazes de levar perigo ao gol de Munir.

Aos 92 veio a pá de cal. O Marrocos rouba bola na entrada da área, Zyiech cruza na área, o chute rasteiro encontra Aboukhlal no primeiro pau, ele  dá um tapa de primeira e a bola termina no ângulo alto sem defesa para o goleiro belga.  Final Marrocos 2 a 0. Se continuarem correndo assim, as seleções que vão enfrenta-los vão ter que ser muito eficientes para matar o jogo no primeiro tempo, pois com o calor que faz, se deixar para o segundo-tempo para tentar construir o placar encontrarão as mesmas barreiras que os fortes atletas de Marrocos impuseram à Bélgica.

O Marrocos agora tem 4 pontos e lidera o Grupo F. Na próxima partida eles enfrentam no dia 1º o Canadá que hoje, 27, começou ganhando da Croácia, mas que no final do primeiro-tempo, horário em que essa matéria está sendo publicada estava perdendo por  2 a 1.

A Bélgica com 3 pontos entra em campo contra a Croácia que se confirmar a vitória sobe para 4 pontos e poderá até jogar pelo empate para se classificar. O Canadá já está fora da Copa, mas pelo menos marcou seu primeiro gol em Copas. A proeza foi registrada por Alphonso Davies aos 2 minutos de jogo.

 

GRUPO E

Japão e Costa Rica fizeram uma partida improvável. Os orientais não conseguiram imprimir seu melhor futebol. A história de hoje começa com a Costa Rica que se fechou na defesa e esperou os japoneses no campo de defesa.

O goleiro Navas respondeu bem quando foi requisitado. Sem espaços para contra-ataques, os japoneses começaram a deixar os contra-ataques e apesar não merecerem, o resultado acabou acontecendo. Aos 81 minutos, o Japão vacila na saída de bola, Keysher recebeu passe na entrada da grande área, vê gonda adiantado e dá uma cavadinha de pé esquerdo no ângulo alto; era a bola do jogo que a Costa Rica queria.

Depois do 1 a 0, o Japão partiu com tudo para cima do centro-americanos que se limitaram a defender e fazer cera; e foi suficiente. Final Japão 0, Costa Rica 1.

Se a Alemanha vencer contra a Espanha hoje à tarde as quatro seleções do Grupo E chegarão à última rodada com 3 pontos cada uma. Na próxima rodada jogam Japão x Espanha e Croácia x Alemanha.