Adilson, Ligia, João Antônio e Maria Amélia visitaram Espanha e Andorra no período entre os dias 26 de fevereiro e 14 de março (foto: Arquivo da Família Minikowski)
A família Minikowski residente em Londrina partiu do Brasil para uma viagem de turismo à Espanha no dia 26 de fevereiro e durante o período em que estiveram na Europa visitaram também o Principado de Andorra, país que fica entre Espanha e França, nas montanhas dos Pirineus. O retorno ao Brasil aconteceu no sábado, 14 e a chegada no domingo, 15.
O casal, Ligia e Adilson e os filhos João Antônio e Maria Amélia, estão respeitando uma quarentena de duas fases: Na primeira de 7 dias que termina no domingo, 22, permanecerão isolados em casa, sem nenhum tipo de contato com o exterior da residência e também com outras pessoas.
Veja a entrevista em video-conferência:
Após a primeira fase, se não tiverem nenhum sintoma do Coronavírus, poderão voltar à vida normal, respeitando as orientações médicas, como evitar aglomerações e contatos como abraços e apertos de mão. Após 15 dias terão a certeza matemática que não contraíram a doença, mas obviamente, como todos os brasileiros deverão continuar a resguardarem-se, já que a transmissão do vírus já acontece em modo comunitário no Brasil.
O Paraná ainda não registrou nenhum caso de transmissão comunitária, que é quando o vírus circula e se transmite de pessoa para pessoa dentro do território. Londrina tem até hoje, um caso confirmado do COVID-19 e 11 casos suspeitos que ainda estão em análise.
O único caso positivo registrado em Londrina resulta de contaminação adquirida no exterior.
Ligia Minikowski explica “que até as compras de alimentos foram feitas online” e que apesar de todas as precauções, “todos passam bem”.
As autoridades sanitárias do Aeroporto de Guarulhos, os orientaram a manter a “quarentena”, mas não pediram a realização de exames.