O novo modelo de boletim sobre a evolução do Covid-19 na cidade finalmente fornece transparência nas informações sobre os casos suspeitos e internados na cidade. O FATO bate nesta tecla requerendo mais transparência desde o início do período histórico dos contágios.
Ao contrário dos modelos adotados até ontem, confusos e com poucos detalhes sobre as informações contidas, o novo boletim traz informações que antes apareceram somente em duas ocasiões nestes 20 dias de história do Covid-19 na cidade.
Com detalhes como “número de casos encerrados entre os casos confirmados”, “internados em hospitais entre os casos confirmados”, (ainda que sem citar em que tipo de estrutura), e também com “número de confirmados em isolamento domiciliar”, o boletim torna o processo mais transparente, facilita a leitura e até mesmo fornece dados sobre a validade e a necessidade de manter vivo o sistema de isolamento social decretados no mês passado pelo prefeito Ulisses Maia.
Além disso, o boletim trás ainda, detalhes sobre as estrutruras onde estão internadas pessoas com suspeita de ter contraído o vírus e também se existem crianças entre esses.
De acordo com a prefeitura, a adoção do novo modelo de boletim se deve “à operação de fiscalização ativa realizada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de Maringá permite que os dados sobre coronavírus fluam de forma mais consistente. Por essa razão, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, retomou a publicação de um boletim diário mais completo, valorizando relação transparente com a imprensa e cidadão”.
Para ser completo, o boletim teria que trazer a “percentual de ocupação de leitos disponíveis para o tratamento do Coronavírus em enfermarias e UTIs”, além de dizer em que “tipo de estrutura estãointernados os casos confirmados”, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde, mas é inegável que se trata de um grande avanço em termos de transparência.
Veja os dados do boletim publicado nesta terça, 14:
CASOS CONFIRMADOS DE COVID- 19
Dos 50 pacientes positivos, 4 estão internados, (mas boletim não especifica se estão em UTI ou Enfermaria), 8 em isolamento domicilar, 33 já se recuperaram e 5 se referem a óbitos.
CASOS SUSPEITOS EM ACOMPANHAMENTO
O boletim apresenta também 302 pacientes suspeitos em acompanhamento pelo CIEVS municipal.
Desses, 22 estão internados – todos adultos. 17 estão na enfermaria e 5 na UTI.
CAOS ENCERRADOS
Os casos suspeitos encerrados somam 927.