A Secretaria Estadual de Saúde publicou na manhã de hoje, 2, o terceiro boletim COVID-19 – Coronavírus.
O boletim fornece dados de 16 casos suspeitos no Paraná desde o início do ano, dos quais 7 já foram descartados.
Curitiba lidera o ranking de cidades com casos 7 suspeitos, sendo que 4 já foram descartados.
Ponta Grossa tem 2 casos que já foram descartados. Londrina e Cascavel aparecem com 1 caso cada uma, ambos ainda em análise.
MARINGÁ
Em Maringá 2 casos ainda permanecem em análise.
O primeiro, é de uma mulher que retornou da Itália dia 20 de fevereiro e que começou a apresentar os primeiros sintomas dia 26.
As amostras foram coletadas dia 28 e o caso permanece em análise. A paciente está isolada em internamento domiciliar.
O segundo caso é de um homem que fez uma viagem a vários países da Europa. O maringaense teria partido da cidade canção dia 17/02 e passado pela Itália, França e Alemanha. O homem retornou a Maringá dia 25 e dia 27 começou a apresentar os primeiros sintomas. No mesmo dia foi coletado material que ainda está em análise. O homem também está isolado em internamento domiciliar.
Os casos são tratados como suspeitos mas as primeiras informações dão conta que não houve evolução negativa do quadro e que provavelmente os exames resultaram negativos para o COVID-19
De acordo com o boletim do Governo do Paraná, em todo o estado, 7 casos ainda estão em análise.
SAIBA MAIS SOBRE O CORONAVÍRUS:
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Os tipos de coronavírus conhecidos até o momento são:
Alpha coronavírus 229E e NL63.
Beta coronavírus OC43 e HKU1
SARS-CoV (causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave ou SARS).
MERS-CoV (causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio ou MERS).
COVID-19: novo tipo de vírus do agente coronavírus, chamado de novo coronavírus, que surgiu na China em 31 de dezembro de 2019.
Novo coronavírus (COVID-19)
O novo agente do coronavírus, chamado de novo Coronavírus (COVID-19), foi descoberto no fim de dezembro de 2019 após ter casos registrados na China. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.